A Direção da Delegação Norte da Associação Nacional das Farmácias (ANF) organiza uma conferência com o tema “Vírus Ébola – Ameaça Sem Fronteiras?”, a realizar-se no dia 24 de outubro, às 21h00, no Auditório do Edifício ANF (Rua Eng.º Ferreira Dias, Nº 728 – Porto).

O evento conta com os palestrantes São José Nascimento, professora da Faculdade de Farmácia Universidade do Porto (FFUP), Agostinho Marques, diretor da Faculdade de Medicina U. Porto (FMUP) e Claudia Carvalho, membro da Unidade de Prevenção e Controlo De Infecção e de Resistências aos Antimicrobianos do HSJ. Veja o programa completo.

Segundo o último balanço da OMS, a epidemia de Ébola já causou a morte de mais de 3.800 pessoas, num conjunto de mais de 8 mil infectados. A Libéria, Serra Leoa e Guiné-Conacri são os países mais atingidos pela epidemia, que também já causou mortes na Nigéria, Estados Unidos da América, Espanha e Alemanha. O primeiro caso de contágio fora de África foi detectado no início do mês de outubro, em Espanha.

O Ébola, que se transmite por contacto directo com o sangue, líquidos ou tecidos de pessoas ou animais infectados, é um vírus que foi identificado pela primeira vez em 1976. Não existe vacina, nem tratamentos específicos e a taxa de mortalidade é elevada. O período de incubação da doença pode durar até três semanas.

A inscrição para a conferência ocorre através do telefone (226 167 980) ou do email [email protected].