Conferência ‘Los dibujos de Moscú’ por Jorge Torres | Aulas de Autor . Le Corbusier e o Desenho

A quinta conferência do Ciclo Aulas de Autor . Le Corbusier e o Desenho intitula-se ‘Los dibujos de Moscú’ e terá como orador convidado Jorge Torres, Professor Catedrático da Escuela Técnica Superior de Arquitectura de la Universitat Politècnica de València (ETSA-UPV).

A sessão vai decorrer no dia 18 de Maio (Quinta-feira), às 15h30, na Casa Allen, localizada na Rua António Cardoso, N.º 175, Porto.

A aula será proferida em espanhol, sem tradução. Entrada livre (sujeita à lotação da sala).
Programa sujeita a alterações (sem aviso prévio).

Sinopse
Le Corbusier viaja a Moscovo em Outubro de 1928 para apresentar o seu segundo projecto para o concurso do Centrosoyus. Desta viajem datam os seus escassos desenhos da cidade, a sua proposta para este grande edifício governamental, os grandes painéis em que expressa as suas ideias nas conferências que aí profere, e os esboços para um quadro, Composition avec la lune (1929), representativo do seu período pós-cubista. De Moscovo procedem os distintos desenhos que dão mostra da sua capacidade como viajante ávido de conhecer o mundo que o rodeia; da sua necessidade de construir os seus projectos, de ser veículo das suas teorias e ideias; de expressá-las nos seus cadernos e de ser motor da sua obra plástica. Os desenhos de Moscovo são um bom exemplo da “síntese das artes” que caracterizou o seu trabalho e a sua vida.

Jorge Torres
Catedrático de Projecto na Universidade Politécnica de Valência. Entre as suas publicações figuram Grup R (1994), Le Corbusier. Visiones de la técnica en cinco tiempos (2004), Casa por casa. Reflexiones sobre el habitar (2009), Le Corbusier. Mise au point (2012), Pensar la Arquitectura. Mise au point de Le Corbusier (2014) e Le Corbusier. Paris n’est pas Moscou (2015). Foi comissário de exposições como Estudio Albini (1988), Luis Gutiérrez Soto (1999), Grup R. Una revisión de la modernitat. 1951-61 (1997) e Le Corbusier. Paris n’est pas Moscou (2015-17). Recebeu diversos prémios pelos seus trabalhos de investigação e em concursos de arquitectura.

Aulas de Autor . Le Corbusier e o Desenho
O segundo ciclo de aulas intitulado “Aulas de Autor . Le Corbusier e o Desenho”, que decorrerá durante este ano lectivo 2016-2017, procura abrir uma nova relação entre a academia e as fundações e instituições de conservação, produção e transferência de conhecimento. Neste primeiro ano, constituiu-se uma parceria com a Fondation Le Corbusier para trazer para o panorama português e portuense a discussão internacional sobre os estudos corbusianos e, em específico, sobre o desenho em Le Corbusier.
Prevê-se uma série de 7 Aulas de Autor, entre Janeiro e Julho de 2017, dedicadas ao estudo prático e teórico do Desenho em Le Corbusier. Entre os convidados, contam-se Danièle Pauly, Timothy Benton, Marta Sequeira, Candela Suárez, Jorge Torres, Xavier Monteys e Ricardo Daza. Esta série de “Aulas de Autor . Le Corbusier e o Desenho” é coordenada por Marta Sequeira, Carlos Machado e Moura, Rui Neto e Noémia Herdade Gomes.

Esta iniciativa integra o projecto ‘Coleção de Desenhos . Escola de Arquitectura do Porto’ conta com a colaboração da Universidade do Porto Digital (UPdigital), Faculdades de Letras (FLUP) e Engenharia da U.Porto (FEUP), Fundação Marques da Silva (FIMS), Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte (OASRN) e Sistema do Futuro – Multimédia, Gestão e Arte.

Esta Conferência conta com o apoio da Casa Allen.

O ciclo de conferências conta com o apoio da Livraria A+A e da Livraria AEFAUP.

Imagem gráfica desenvolvida pelo designer Francisco Providência.

Imagem multimédia desenvolvida por Cátia Cunha Pimentel.

Mais informações em e www.aulasdeautor.com e Ciclo Aulas de Autor . Le Corbusier e o Desenho