Concurso CIIMAR para Bolsa de Mestre projeto CRAGIAMP

O CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto abre concurso para a atribuição de 1 contrato para Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto CRAGIAMP – Procura de péptidos antimicrobianos na ostra Crassostrea gigas e no ouriço Paracentrotus lividus. Diminuição da taxa de mortalidade no cultivo de ostra: menor impacto das doenças nas instalações de cultivo e procura de novos compostos

Referência: CRAGIAMP/BI-MSc_2018-074

Projeto: “CRAGIAMP – Procura de péptidos antimicrobianos na ostra Crassostrea gigas e no ouriço Paracentrotus lividus. Diminuição da taxa de mortalidade no cultivo de ostra: menor impacto das doenças nas instalações de cultivo e procura de novos compostos”

Duração: A bolsa terá a duração de 6 meses, renováveis, até ao máximo de 24 meses, nunca ultrapassando a duração do projeto, in casu, (1 de Julho de 2021), em regime de exclusividade, com início previsto em Dezembro de 2018.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório Nutrimu (Grupo de Nutrição e Imunobiologia) do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental – situado no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, Av. General Norton de Matos, s/n, 4450-208 Matosinhos, Portugal, sob a orientção do doutor Sergio Fernández Boo.

Área de trabalho: Ciências biológicas, bioquímica, química.

Descrição do Trabalho: O projeto CRAGIAMP está focado na procura e descoberta de novos compostos antimicrobianos com propiedades contra as maiores doenças de invertebrados marinhos. O candidato será responsável pela preparação de amostras para análise de HPLC, identificação e testes de fracções proteicas derivadas da análise HPLC para testar contra bactérias, virus e protozoarios responsáveis pelas doenças dos organismos marinhos. Isolamento de parasitas dos invertebrados, caracterização e manutenção das culturas dos parasitas. O candidato deve realizar análises de amostras mediante a técnica de Shotgun Proteomics e procura de dados em Uniprot, Blast e Gene Onthology assim como outras bases de dados mediante o software Blast2GO. O trabalho deve incluir a comunicação e disseminação do projeto, incluindo a ida a congressos, exposições de divulgação e escrita de relatórios.

Habilitações académicas: grau de mestre na área das Ciências bioquímicas ou áreas afins.

Remuneração: O montante da bolsa corresponde a 980€ mensais, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas
/valores). O pagamento será realizado mensalmente por transferência bancária. Além deste subsídio, o/a bolseiro/a será abrangido por um seguro de acidentes pessoais.

Entidade Financiadora: fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade (POFC)

Submissão candidaturas: As candidaturas deverão ser remetidas por correio para Secretariado, CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, Av. General Norton de Matos, s/n, 4450-208 Matosinhos e simultaneamente por email para: secretariado@ciimar.up.pt.

Edital: mais informações no edital.