O CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto) abre concurso para a atribuição de um contrato para investigador doutorado no âmoto do projeto ValorMar.

Referência:  ValorMar/IA/2018-098

Projeto: ValorMar

Duração: Duração de seis (6) meses, em regime de dedicação exclusiva, eventualmente renovável de acordo com os termos legais até ao máximo de vinte (20) meses ou até ao fim do projeto (30/9/2020).

Local de trabalho: O trabalho será realizado no CIIMAR, Matosinhos, e nos parceiros do projeto, nomeadamente companhias I&D (SPAROS – Olhão and RiaSearch – Murtosa) e locais de aquacultura (Algaplus – Ílhavo, RiaSearch – Murtosa, Piscicultura de Vale de Lama – Odiáxere, Bivalvia – Olhão), sob orientação científica da Dr. Luísa Valente.

Área de trabalho: Modelação ecológica, análise de sistemas e simulação, matemática aplicada e estatística, ciência de dados e aquacultura.

Descrição do Trabalho: Este contrato é dirigido à aplicação de análise de dados e simulação para apoiar a produção de aquacultura nos 4 estudos de caso incluídos no projeto Valormar: viveiros de robalos e bremas, viveiro de ostras, viveiro de algas marinhas e um sistema experimental de recirculação que funciona principalmente com camarão e várias espécies extrativistas. Os candidatos devem ser altamente motivados e ter conhecimentos e experiência prévios para a integração de descobertas científicas e aplicação a nível operacional para apoiar as decisões de gestão diárias.
O candidato trabalhará com a gama de ferramentas e plataformas que estão sendo implementadas nos viveiros, no contexto do projeto Valormar, para colheita de dados. O trabalho inclui aplicação de um modelo para simular a produção em cativeiro, um modelo contínuo de avaliação, análise de dados históricos para obter informação sobre a gestão da produção, e fazer contacto com os gerentes/trabalhadores nos viveiros a fim de garantir o seu uso efetivo nas operações diárias.  Este papel implica que parte do trabalho seja realizado fora das instalações do CIIMAR nos locais de produção por aquacultura do projecto ou nas instalações de qualquer um dos outros parceiros do projecto. O candidato também estará envolvido nas atividades de gestão de projetos. É esperado que o candidato contribua para os objectivos do projeto, incluindo a preparação e revisão de artigos científicos e relatórios técnicos.

Habilitações académicas: Os candidatos devem ter um doutoramento na área de Modelação Ecológica, Análise de Sistemas e simulação, Matemática Aplicada e Estatística, Aquicultura ou áreas semelhantes.

Valor mensal da bolsa:  € 2128.34 (dois mil cento e vinte e oito euros e trinta e quatro cêntimos) de acordo com a carreira de investigador; subsídio de alimentação, férias e Natal à parte.

Entidade Financiadora: European Regional Development Fund (ERDF) e European Social Fund (ESF).

Submissão candidaturas:  As candidaturas estão abertas entre 8 e 21 de janeiro de 2019 e deverão ser enviadas para o correio eletrónico: [email protected].

Edital: mais informações no edital.