O CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto) abre concurso para a Contratação de um doutorado no  âmbito do projeto “ConBiomics: the missing approach for the Conservation of freshwater Bivalves”)

Referência:  ConBiOmics/IA/2018-079

Projeto: ConBiOmics: the missing approach for the Conservation of freshwater Bivalves

Duração da bolsa: Contrato de trabalho a termo incerto com início previsto em Dezembro de 2018, em regime de exclusividade, nos termos legais em vigor (Código do Trabalho) – artigo 140º, nº 1 e 3 alínea h); e artigo 148º, nº 4) e artº 6º, nº 1 b) e nº 3 do Decreto-lei n.º 57/2016, de 29 de Agosto, na redação atual.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Ecologia Aquática e Evolução (AEE) do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental – sito no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, Av. General Norton de Matos, s/n, 4450-208 Matosinhos, Portugal.

Área de trabalho: Ciências BiológicasAEE

Descrição do Trabalho: O projecto ConBiomics tem como objectivo definir os taxa de mexilhões de água doce mais importantes e as áreas mais críticas para a conservação, a nível global, integrando técnicas de genómica com dados de distribuição, de modo a determinar e mapear a riquesa específica fglobal, diversidade genética e phylogenética, e endemismo ponderado. O(a) investigador(a) doutorado(a) contratado(a) será responsável por trabalho de laboratório molecular, e.g. extração de DNA, PCR e sequenciamento de vários genes e análises subseqüentes. Estas incluem “Exon Capture” e análises filogenéticas-filogenómicas de mitogenomas; integrar de abordagens genéticas e geoespaciais para analisar padrões de distribuição da diversidade genética, como riqueza de espécies, diversidade filogenética e endemismo ponderado filogenético em múltiplas escalas; correlacionar padrões de distribuição de diversidade com variáveis ambientais numa estrutura espacialmente explícita para modelar a ocorrência de taxa alvo; e inferir cenários biogeográficos; entre outros. Estes resultados serão usados para delinear estratégias e prioridades de conservação. O candidato selecionado também estará envolvido no treino de de estudantes, gestão de projetos e trabalho de campo.

Habilitações académicas: Doutoramento na área de Ciências Biológicas ou áreas afins.

Valor mensal da bolsa: O montante é de 2334,30 € mensais, de acordo com a Tabela Remuneratória Única (nível 37) – artº 2º do Decreto Regulamentar n.º 11/A/2017, de 29-12.

Entidade Financiadora: cofinanciado pelo FEDER através do POCI (Programa Operacional Competitividade e Internacionalização) e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT,IP), na sua componente OE.

Submissão candidaturas:  As candidaturas deverão ser remetidas por correio entre 27 de novembro e 13 de dezembro, para Secretariado, CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, Av. General Norton de Matos, s/n, 4450-208 Matosinhos e simultaneamente por email para: [email protected] e [email protected].

Edital: mais informações no edital.