Sessões vão decorrer no Bar do Foyer do complexo do ICBAS/FFUP. (Foto: Egídio Santos/U.Porto)

O ponto de partida situa-se nas ciências da vida e biomedicina, mas a iniciativa pretende ser um pretexto para uma reflexão mais alargada sobre construção de conhecimento científico. “Leituras, Textos, Contextos e Mitocôndrias” é um ciclo de conversas multidisciplinares sobre ciência. São três as motivações apontadas pelos organizadores – Maria Strecht Almeida e Pedro Moradas Ferreira – para, no presente ano letivo, centrar na mitocôndria essa reflexão:

– os 50 anos da publicação por Peter D. Mitchell, em 1966, de um texto que ficou conhecido como Grey Book (“Chemiosmotic Coupling in Oxidative and Photosynthetic Phosphorylation”),

– os 80 anos da publicação por Hans Krebs, em 1937, do artigo onde apresenta o ciclo de recções conhecido hoje em dia como Ciclo dos Ácidos Tricaboxílicos (“The Role of Citric Acid in Intermediate Metabolism in Animal Tissues”),

– o nascimento do primeiro bebé com três “progenitores”.

O conhecimento em torno deste organelo será então o ponto de partida para uma discussão em três momentos. Tematicamente, o ciclo organiza-se em torno das dinâmicas entre teoria e experimentação, das publicações científicas como instrumentos de persuasão e elementos centrais na produção de conhecimento, ou ainda da importância do diálogo ciência-sociedade. A proposta é a de focar as diferentes conversas do ciclo entre esses núcleos temáticos, transversais às várias sessões.

O programa desenvolve-se com contributos de áreas de interesse diversas, contando cada sessão com um painel de oradores convidados que farão, a partir da sua área de atividade, uma breve apresentação/provocação inicial que servirá de base ao debate posterior.

Com entrada livre, as sessões decorrem no Bar do Foyer do ICBAS/FFUP, nos dias 21 e 28 de março e 4 de abril, sempre pelas 17h30.

Mais informações em http://conversastcmit.wordpress.com