As candidaturas ao Programa de Doutoramento em Arquitectura (PDA) 2017/2018 da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) vão decorrer de 30 de Junho a 19 de Julho de 2017 (2ª fase).

O Programa de Doutoramento em Arquitectura da FAUP visa assegurar uma formação pós-graduada qualificada onde as questões do espaço e da representação são articuladas com o exercício da crítica e do pensamento teórico, consubstanciando um entendimento rigoroso e reconhecido do projecto arquitectónico.

O PDA estrutura-se em Perfis de Estudos, cuja oferta é feita anualmente, onde se pretendem circunscrever diferentes campos de estudo: Projecto do Espaço Habitacional e Formas de Habitar; Arquitectura – Teoria, Projecto, História; Dinâmicas e Formas Urbanas; Património Arquitectónico.

O Curso de Doutoramento integra unidades curriculares do âmbito da arquitectura e do urbanismo, sendo a sua oferta ponderada com outras matérias oriundas dos estudos artísticos e culturais, da política e sociologia, da ciência e matemática, da filosofia e história, ou do desenho e crítica contemporânea.

Este leque de unidades contribui não só para a definição de um terreno multidisciplinar de suporte à preparação da Tese de Doutoramento, como para um contacto enriquecedor com docentes de outros contextos e portadores de outros interesses de investigação.

A estrutura de funcionamento do PDA e a multiplicidade de Perfis de Estudos que oferece, em profunda articulação com o Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU-FAUP), reflectem a vontade de oferecer um ambiente de trabalho desafiante, promovido por um corpo docente disciplinarmente diversificado e internacional, que garante condições de estudo e de criação conducentes ao acolhimento de projectos de investigação na área disciplinar da Arquitectura.

O corpo Docente do PDA inclui: Alexandre Alves Costa; Álvaro Domingues; Carlos Machado; Domingos Tavares; Francisco Barata; Gonçalo Furtado; Helder Casal Ribeiro; João Pedro Xavier; Joaquim Moreno; José Miguel; Rodrigues; José Quintão; José Virgílio Borges Pereira; Luís Soares Carneiro; Madalena Pinto da Silva; Manuel Fernandes de Sá; Manuel Mendes; Marta Oliveira; Nuno Portas; Pedro Alarcão; Raquel Paulino; Rui Braz Afonso; Rui Póvoas; Rui Ramos; Teresa Calix; Teresa Ferreira; Vítor Silva e, ainda, por Ana Tostões (IST); Aurora Carapinha (U. Évora); Carmen Espegel (ETSAM); Jorge Figueira (DARQ-FCTUC); José Aguiar (FAUL); José António Bandeirinha (DARQ-FCTUC); Nuno Grande (DARQ-FCTUC); Paulo Farinha Marques (FCUP); Paulo Tormenta Pinto (ISCTE-IUL) e Txatxo Sabater (ETSAV-UPC).

O Programa de Doutoramento em Arquitectura é um ciclo de estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), corresponde a 180 ECTS e tem uma duração de 6 semestres (2 semestres curriculares) aos quais correspondem 180 ECTS.

Prazos de candidaturas:
24 de Março a 24 de Abril de 2017 (1ª fase)
30 de Junho a 19 de Julho 2017 (2ª fase)

Candidaturas Online:
www.fa.up.pt

Informações:
www.fa.up.pt
www.pda.arq.up.pt