A primeira fase de candidaturas à 5ª edição do Curso de Estudos Avançados em Património Arquitectónico (CEAPA), promovido pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e coordenado pelo Professor Rui Fernandes Póvoas, vai decorrer de 2 de Maio a 2 de Junho de 2017. Já a segunda fase de candidaturas vai estar aberta de 17 a 31 de Agosto de 2017.

O início das aulas está previsto para o dia 28 de Setembro de 2017 e o curso, com a duração de um ano lectivo, vai decorrer às Quintas-feiras, 9h00-13h00 e 14h30-18h30 (32 semanas) e Sextas-feiras, das 9h00 às 13h00 (8 semanas).

As candidaturas devem ser formalizadas através do Formulário de Candidatura Online, disponível em www.fa.up.pt.

O CEAPA “visa proporcionar formação especializada de nível pós-graduado (terceiro ciclo) na área do restauro, conservação e reabilitação do património construído”. Com a duração de um ano lectivo, é objectivo deste Curso assegurar “a aquisição de competências e aptidões relevantes para as actividades de projecto e de investigação na área da salvaguarda do património arquitectónico.”

Este Curso conta com um corpo docente multidisciplinar constituído por arquitectos e outros profissionais de reconhecida relevância nacional e internacional, de diversas universidades portuguesas (FAUP, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – FEUP; Centro de investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design – CIAUD, da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa – FA-ULisboa; Departamento de Engenharia Civil/Universidade de Aveiro e Universidade Católica Portuguesa) e estrangeiras (Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid, Politecnico di Milano, Università degli Studi Roma Tre).

Esta formação avançada conta também com docentes convidados de várias instituições como o Ministério da Cultura, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil e a Associação Profissional de Conservadores Restauradores de Portugal.

A estrutura curricular organiza-se em torno de três principais práticas: projectual, no âmbito da unidade curricular de Metodologias de Projecto, em torno da abordagem crítica de três temas – Património Arqueológico, Edificado e Urbanístico; investigação, no âmbito do Seminário de Investigação – no domínio do património arquitectónico, nas áreas da teoria, história, projecto e tecnologia da construção; e, por fim, na sua componente teórica, o plano de estudos organiza-se essencialmente em três áreas disciplinares (Teoria e História, Tecnologia da Construção e Gestão do Património).

O curso destina-se, prioritariamente, a profissionais de arquitectura, engenharia, arqueologia, conservação e restauro, entre outras áreas similares, do sector público e do sector privado.

Prazos de candidaturas:
02 de Maio a 02 de Junho de 2017 (1ª fase)
17 a 31 de Agosto de 2017 (2ª fase)

Candidaturas online:
www.fa.up.pt

Bolsas de Estudo FAUP:
3 Bolsas de Estudo aos recém graduados e finalistas do Mestrado Integrado em Arquitectura da FAUP