Encontra-se aberto até 4 de abril de 2017 o concurso para a atribuição de três bolsas de Investigação para Mestre no âmbito do Projeto MARINFO – Integrated Plataform for Marine Data Acquisition and Analysis, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), com a referência NORTE-01-0145-FEDER-000031, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020).

Os candidatos deverão possuir as seguintes habilitações académicas: Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Ciências de Computação, Telecomunicações, Eletrónica e Redes de Computadores, Automação ou Informática, ou área afim. Será dada preferência aos candidatos que apresentem experiência e conhecimento nas áreas de controlo, coordenação de veículos autónomos e em sistemas distribuídos, capacidade de trabalho em grupo, bom domínio da língua inglesa e excelente relacionamento interpessoal.

O objetivo principal é desenvolver uma rede de sistemas de veículos aéreos e aquáticos, para observação oceânica adaptativa com aplicações de mapeamento e rastreamento de recursos biológicos ou físicos. O bolseiro será integrado na atividade de Investigação da equipa do projecto MARINFO, no âmbito das Workpackages do projeto, abaixo indicadas:

1.1 Desenvolver uma arquitetura de controlo para planeamento adaptativo verificado de multiplos veículos com interação por iniciativa mista;

1.2 Desenvolver algoritmos de planeamento para a observação adaptativa do oceano através da coordenação de veículos aéreos e aquáticos;

1.3 Desenvolver algoritmos de execução para a observação adaptativa do oceano através da coordenação de veículos aéreos e aquáticos;

1.4 Desenvolver bóias de deriva oceânica de baixo custo com sensores ambientais;

1.5 Implementar rede de veículos operacional para observação oceânica adaptativa.

O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sob a orientação científica do Prof. Doutor João Tasso Figueiredo Borges de Sousa.

As bolsa terão a duração de 6 meses, eventualmente renovável mas não excedendo a duração máxima do projeto, com início previsto para Abril de 2017, em regime de exclusividade. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante mensal da bolsa atribuído será de 980,00€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). O pagamento será efetuado por transferência bancária.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto entre 22/03/2017 a 04/04/2017. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através email para [email protected], e [email protected], indicando a referência do projeto no assunto (ref. acima) e acompanhadas dos seguintes documentos: carta de candidatura, Curriculum Vitæ (incluindo morada, e-mail e telefone de contacto), carta(s) de referência, certificado de habilitações, outros documentos comprovativos considerados relevantes e documentos comprovativos dos requisitos de admissão.

Os editais para as diferentes bolsas encontram-se disponíveis abaixo:

Bolsa de Investigação Mestre no âmbito do Projeto MARINFO – Integrated Plataform for Marine Data Acquisition and Analysis, com a referência NORTE-01-0145-FEDER-000031 (Ref. MARINFO A).

Bolsa de Investigação Mestre no âmbito do Projeto MARINFO – Integrated Plataform for Marine Data Acquisition and Analysis, com a referência NORTE-01-0145-FEDER-000031 (Ref. MARINFO B).

Bolsa de Investigação Mestre no âmbito do Projeto MARINFO – Integrated Plataform for Marine Data Acquisition and Analysis, com a referência NORTE-01-0145-FEDER-000031 (Ref. MARINFO C).