No âmbito do Projeto Europeu SENSIBLE, o INESC TEC está à procura de candidatos das áreas de Matemática Aplicada, Investigação Operacional, Engenharia Eletrotécnica ou Engenharia Industrial para ocupar uma bolsa de investigação na área da otimização de redes elétricas inteligentes, nomeadamente no controlo e gestão de recursos energéticos distribuídos, tais como dispositivos de armazenamento de energia e cargas flexíveis, com vista a apoiar a operação das redes de distribuição de energia elétrica.

O Bolseiro será integrado numa equipa multidisciplinar referenciada internacionalmente pela sua alta especialização nos problemas de otimização da operação de redes de distribuição de eletricidade, dentro do contexto das redes elétricas inteligentes, para além de todas as áreas principais clássicas associadas à operação e planeamento de sistemas de energia. Terá a oportunidade de trabalhar com o estado da arte em técnicas de otimização, desenvolver e operacionalizar novas metodologias, disseminar os resultados em conferências e publicações científicas.

As tarefas a realizar envolvem o desenvolvimento de algoritmos de gestão de consumos e dispositivos de armazenamento para a operação de redes de distribuição através da aplicação de métodos de otimização. Concretamente, pretende-se que o bolseiro seja capaz de:

• Identificar as necessidades e requisitos da indústria dos sistemas de energia tendo em conta o atual estado da arte;

• Conceptualizar, desenvolver e operacionalizar algoritmos computacionais inovadores para otimizar a operação das redes de distribuição utilizando recursos distribuídos tais como dipositivos de armazenamento e cargas flexíveis.

Qualificações procuradas:

• Conhecimentos (a nível académico) sobre métodos de otimização não-linear (tais como ponto interior, meta-heurísticas, etc.);

• Fluência em Inglês (falado e escrito);

• Bons conhecimentos de programação (tais como C, C++, Java, etc.).

Valor base da bolsa: 980 € por mês, seguro social voluntário e ainda remuneração adicional trimestral em função do desempenho que pode ascender até um máximo de 50% do valor mensal da bolsa.

Local: Porto, Portugal

Como concorrer: submeta o CV e Carta de Motivação ao seguinte Edital do concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI): http://www.inesctec.pt/seja-nosso-colaborador

Referência: AE2015-0024 (SENSIBLE – CPES)

Nome do Projecto: SENSIBLE

Valor Mensal de Referência: €745,00 (Licenciatura) ou 980,00 (Mestrado)

Período de Candidatura: 2015-02-23  até  2015-03-09

Edital: clique aqui para ver o ficheiro

O Formulário de Candidatura ficará disponível durante o período de candidatura