No âmbito do Projeto Europeu SENSIBLE, o INESC TEC (entidade do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, onde coexistem 12 Centros de Investigação, em várias áreas de especialidade, reunindo um total de cerca de 600 colaboradores, com aproximadamente 200 Doutorados.) está à procura de candidatos da área de Engenharia Eletrotécnica para ocupar uma bolsa de investigação na área de automação e/ou eletrónica de potência para o desenvolvimento e teste de soluções de interface para a produção de energia renovável e armazenamento de energia.

O Bolseiro será integrado numa equipa multidisciplinar referenciada internacionalmente pela sua alta especialização nos problemas da integração de energias renováveis nos sistemas elétricos, geração distribuída e smart grids. Terá a oportunidade de integrar uma nova equipa dedicada ao desenvolvimento de interfaces de eletrónica de potência e de soluções de automação para a rede de distribuição, integrada no paradigma das redes inteligentes. O projeto SENSIBLE é um projeto com elevada cooperação com a indústria, pelo que o bolseiro terá ainda oportunidade de interagir com empresas internacionais de relevância no sector da automação e eletrónica de potência aplicada ao setor elétrico.

As tarefas a realizar envolvem a integração de funcionalidades avançadas de controlo em interfaces de eletrónica de potência aplicadas ao armazenamento de energia e a sua integração e teste em ambiente laboratorial e posteriormente em ambiente real. Concretamente, pretende-se que o bolseiro: – Identifique as necessidades e requisitos da indústria tendo em conta o atual estado da arte; – Desenvolva e teste, em conjunto com outros elementos da equipa, o interface de eletrónica de potência para armazenamento distribuído. – Apoiar em conjunto com outros elementos da equipa a implementação, as atividades de teste e demonstração no laboratório de Redes Inteligentes e Veículos Elétricos e em ambiente real.

Qualificações procuradas: – Conhecimentos sólidos em pelo menos uma das seguintes áreas: eletrónica de potência, sistemas eletrónicos de controlo de potência e com conhecimento de utilização de semicondutores de potência. Conhecimentos de ferramentas de simulação vocacionadas para a eletróncia de potência (Matlab/Simulink, Gecko tools). Experiência com as ferramentas de desenvolvimento de código Composer Studio da TI para aplicações em tempo real e utilização da linguagem Java. Fluência em Inglês (falado e escrito).

Valor base da bolsa: 980 € mês, seguro social voluntário e ainda remuneração adicional trimestral em função do desempenho que pode ascender até um máximo de 50% do valor mensal da bolsa. Local: Porto, Portugal

Referência: AE2015-0031 (SENSIBLE – CPES)

Nome do Projecto: SENSIBLE

Valor Mensal de Referência: €745,00 (Licenciatura) ou 980,00 (Mestrado)