Referência:  NASCEM/BI-Lic/2018-082

Projeto: “NASCEM – Novel eco-friendly antifouling strategies based on cyanobacterial bioactive metabolites”

Duração: A bolsa terá a duração de seis meses, sob regime de exclusividade, e pode ser renovado por períodos não superiores a 18 meses até à data de fim do projeto (31 Ago 2021). A bolsa terá início em Janeiro de 2019.

Local de trabalho: O candidato trabalhará sob supervisão da Dr. Joana Almeida no grupo Blue Biotechnology and Ecotoxicology no CIIMAR (University of Porto). O laboratório está situado na sede do CIIMAR , no moderno Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos. O candidato selecionado trabalhará num ambiente interdisciplinar fortemente ligado ao Mar e terá acesso instrumentação de última geração assim como instalações laboratoriais modernas.

Área de trabalho: Ciências Biológicas

Descrição do Trabalho: Os candidatos selecionados trabalharão entre a equipa do projeto NASCEM. O objetivo final deste projeto é contribuir para o desenvolvimento de novas tintas anti-incrustantes ecológicas baseadas em metabólitos bioativos naturais produzidos por cianobactérias. O projeto integra bioensaios para descoberta guiada de produtos naturais bioativos anti-incrustantes, avaliação da ecotoxicidade dos compostos, análise do modo de ação molecular dos compostos mais promissores em espécies alvo de incrustação biológica, e incorporação de produtos bioativos em matrizes de tinta para testes in situ.

Habilitações académicas: Os candidatos devem possuir licenciatura em áreas relacionadas com as Ciências Biológicas.

Valor mensal: A remuneração mensal da bolsa é de 745€ (setecentos e quarenta e cinco euro), de acordo com as tabelas de remuneração das bolsas atribuidas pela FCT aplicadas no país.

Entidade Financiadora: POCI – Programa Operacional Competividade e Internacionalização, Portugal 2020, pela União Europeia através do ERDF,  e pela FCT através do OE.

Submissão candidaturas:  O concurso encontra-se aberto de 26 de dezembro de 2018 a 10 de janeiro de 2019. As candidaturas deverão ser enviadas para Dr. Joana Reis Almeida
([email protected]) com Cc para [email protected], com a designação “NASCEMBI Scholarship” no campo do assunto.

Mais informações no edital.