O CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto) abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para mestre, no âmbito do Projeto ValorMar

Referência: ValorMar/BI-MSc/2018-090

Projeto: ValorMar

Duração: Duração de 6 (seis) meses, sob regime de dedicação exclusiva, eventualmente renovável de acordo com os termos legais, até o final do projeto (30/9/2020).

Local de trabalho: O trabalho será realizado no CIIMAR, Matosinhos, e nos parceiros do projecto, nomeadamente as empresas de I&D (SPAROS – Olhão e RiaSearch – Murtosa) e os locais de aquacultura (Algaplus – Ílhavo, RiaSearch – Murtosa, Piscicultura de Vale de Lama – Odiáxere, Bivalvia – Olhão), sob a supervisão científica da Dra. Luísa Valente.

Área de trabalho: Engenharia Ambiental, Análise e Simulação de Sistemas, Matemática Aplicada e Estatística, Ciência de dados ou Aquacultura.

Descrição do Trabalho:
O objectivo do trabalho é a aplicação de análise de dados e simulação para apoiar a produção em aquacultura nos 4 estudos de caso incluídos no projeto Valormar:viveiros de robalos e bremas, viveiro de ostras, viveiros de algas marinhas e um sistema experimental de recirculação que funciona principalmente
com camarão e várias espécies extrativistas. Os candidatos devem ser altamente motivados e ter conhecimentos e experiência prévios em integração de descobertas científicas e sua aplicação a nível operacional de forma a apoiar as decisões de gestão diárias. O candidato trabalhará com a gama de ferramentas e plataformas que estão a ser implementadas no contexto do projeto Valormar, para colheita de dados. O trabalho inclui aplicação de um modelo para simular a produção, avaliação contínua, análise de dados históricos para obter insights sobre a gestão da produção, e establecer o contacto com os gerentes/trabalhadores das aquaculturas para garantir seu uso efetivo nas operações diárias. Este papel implica que parte do trabalho será realizado fora das instalações do CIIMAR nos locais dos parceiros de aquacultura do projecto ou nas instalações de qualquer um dos outros parceiros do projecto.
O investigador também estará envolvido nas atividades de gestão do projeto. É esperado que o candidato contribua para os resultados do projeto, incluindo a preparação e revisão de artigos científicos e relatórios técnicos.

Habilitações académicas: Os candidatos devem possuir um mestrado na área de Engenharia Ambiental, Análise de sistemas e simulação, Matemática Aplicada e Estatística, Aquacultura ou areas afins.

Valor mensal da bolsa:  O montante da bolsa corresponde a 980€/mês, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).

Financiamento:  European Regional Development Fund (ERDF) e pelo European Social Fund (ESF).

Submissão candidaturas:  As candidaturas deverão ser enviadas entre 8 e 21 de janeiro de 2019, simultaneamente, em PDF para: [email protected] e [email protected]

Edital: mais informações no edital.