Referência:  MPBITOX/BM/2018-096

Projeto: MPBITOX- Microplásticos (MP) em bivalves comerciais da costa Portuguesa: identificação de espécies mais sensíveis à presença de MP no ambiente e avaliação da toxicidade dos agregados MP-toxinas marinhas

Duração: A bolsa terá a duração de 6 meses, eventualmente renováveis, nunca ultrapassando a duração do projeto, in casu, (30 de Setembro de 2021), em regime de exclusividade, com início previsto em Fevereiro de 2019.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto Português do Mar e da Atmosfera, em Algés, sob a orientação científica da Doutora Maria João Botelho.

Área de trabalho: Ciências biológicas/ Ecologia marinha/ Biotoxinas Marinhas

Descrição do Trabalho: A bolsa visa as seguintes atividades: (i) quantificação e caracterização de microplásticos ingeridos por bivalves; (ii) quantificação de toxinas marinhas associadas com plásticos e microplásticos; (iii) cultivo e caracterização de espécies fitoplânctónicas tóxicas; (iv) elaboração de relatórios técnicos e artigos científicos.

Habilitações académicas: Esta bolsa destina-se a indivíduos habilitados com mestrado na área de Ecologia Marinha ou área similar

Remuneração: O montante da bolsa corresponde a 980 € mensais, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas /valores).

Entidade Financiadora: cofinanciado pelo POCI Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, COMPETE 2020, na componente Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia através do OE.

Submissão candidaturas:  O concurso encontra-se aberto de 21 de janeiro a 1 de fevereiro de de 2019. As candidaturas deverão ser remetidas por email para: [email protected]

Edital: mais informações no edital.