Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia, com a referência UID/BIA/50027/2013, na instituição ICETA/CIBIO, financiado com o apoio financeiro da FCT/MEC através de fundos nacionais (PIDDAC) e, se for o caso, cofinanciado pelo FEDER no âmbito de Parceria PT2020 sob as seguintes condições:

Área Científica

Ciências Biológicas, Ciências da Comunicação ou áreas afins.

Requisitos de admissão

Serão admitidos a concurso os detentores de grau de mestre ou de licenciado Pré-Bolonha nos domínios das Ciências Biológicas ou Ciências da Comunicação com média final igual ou superior a 15 valores. São condições preferenciais a experiência na coordenação e desenvolvimento de recursos e atividades de divulgação destinadas a vários públicos, conhecimentos teóricos e práticos sólidos sobre biodiversidade, experiência no contacto com o público e a fluência verbal e escrita em Inglês.

Plano de trabalhos

Esta BGCT tem como objetivo o apoio ao desenvolvimento de projetos de assessoria de comunicação e divulgação de ciência na área de biodiversidade em curso no CIBIO-InBIO, Laboratório Associado. As tarefas previstas no plano de trabalhos incluem:

1. a) colaboração nas atividades de divulgação e comunicação de ciência em curso no CIBIO-InBIO, nomeadamente através da elaboração de material informativo e do desenvolvimento de atividades destinadas à comunidade escolar e ao público em geral;
  2. b) apoio à representação do CIBIO-InBIO em diversos eventos;
  3. c) apoio à representação institucional do CIBIO-InBIO através de vários meios digitais, nomeadamente no que concerne à atualização de websites institucionais e à gestão de conteúdos dos seus perfis em redes sociais;
  4. d) gestão de bases de dados relevantes no contexto da estratégia de comunicação do CIBIO-InBIO;
  5. e) assistência noutras tarefas relevantes devidamente enquadradas no âmbito da estratégia de comunicação do CIBIO-InBIO.

Legislação e regulamentação aplicável

Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. — 2013 e conforme Regulamento de Bolsa do ICETA aprovados pela FCT.

Local de trabalho

O trabalho será desenvolvido no CIBIO-InBIO, Campus Agrário de Vairão, sob a orientação científica do Professor Doutor Nuno Ferrand de Almeida.

Duração da bolsa

A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em Setembro de 2015, eventualmente renovável.

Valor do subsídio de manutenção mensal

O montante da bolsa corresponde a € 980,00, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt), pago mensalmente através de transferência bancária (preferencialmente).

Métodos de selecção

A avaliação será baseada na qualidade do currículo académico e científico (40%), na relevância da experiência prévia no âmbito dos objectivos do trabalho (50%) e na análise da carta de motivação (10%). Os primeiros(as) classificados(as) poderão ser sujeitos(as) a entrevista para seleção do(a) candidato(a) aprovado(a). O júri poderá não atribuir a bolsa se a qualidade dos perfis dos candidatos for inferior à pretendida.

Composição do Júri de Selecção

O Júri será constituído por Nuno Ferrand de Almeida (presidente), Maria João Fonseca e Natália Dias (vogais efetivos) e Fredrik Oxelfelt (vogal suplente).

Forma de publicitação/notificação dos resultados

Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público das instalações do CIBIO-InBIO, no Campus Agrário de Vairão, sendo todos os candidatos notificados através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas

O concurso encontra-se aberto no período de 03 a 17 de agosto de 2015.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de e-mail com identificação da referência da bolsa e acompanhado pelos seguintes documentos: Curriculum vitae, certificado de habilitações com indicação da classificação final atribuída, carta de motivação e contactos de três referes que se possam pronunciar acerca do mérito do(a) candidato(a).

As candidaturas devem ser enviadas por correio electrónico para [email protected], com cópia para bolsas.[email protected].

REF: UID/BIA/50027/2013

Link para o edital