O CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto) abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre (BI-Mestre) no âmbito da operação OMARE.

Referência:  OMARE/BM/2018-097

Projeto: OMARE – OBSERVATÓRIO MARINHO DE ESPOSENDE

Duração: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em fevereiro de 2019. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 24 meses

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório Ecobiotec do CIIMAR – Centro Interdisciplinar e Investigação Marinha e Ambiental, sob a orientação científica da Doutora Sandra Ramos.

Área de trabalho: Ciências Naturais e do Ambiente

Descrição do Trabalho: O plano de trabalhos insere-se na operação OMARE – OBSERVATÓRIO MARINHO DE ESPOSENDE que tem como objetivo desenvolver um sistema de informação, monitorização e gestão da biodiversidade marinha do Parque Natural Litoral Norte (PNLN) como ferramenta de promoção da sustentabilidade dos recursos, de divulgação e sensibilização da comunidade. O trabalho a desenvolver pelo bolseiro integra-se na Ação 2 que visa a inventariação, monitorização, cartografia e gestão da biodiversidade marinha do PNLN, nomeadamente do ambiente pelágico. O plano de trabalhos inclui organização e realização de campanhas de amostragem para a recolha de amostras de plâncton marinho (zoo e ictioplânton), de dados referentes a vários parâmetros físico-químicos da água e, de amostras de água e sedimentos; processamento laboratorial das amostras planctónicas (triagens e identificação); análises de quantificação de parâmetros de qualidade da água; tratamento dos dados de acordo com os objetivos do projeto. O bolseiro irá também colaborar nas restantes saídas de campo para recolha de dados biológicos no âmbito da operação OMARE.

Habilitações académicas: o candidato deve ter mestrado em Ciências do Mar, ou áreas afins, com a classificação final igual ou superior a 17 valores (em 20) e licenciatura em Biologia ou áreas afins, com a classificação final igual ou superior a 14 valores (em 20)

Valor mensal da bolsa:  O montante da bolsa corresponde a 980€ conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores ).

Submissão candidaturas:  As candidaturas estão abertas entre 8 e 21 de Janeiro e deverão ser enviadas para o correio eletrónico: [email protected].

Edital: mais informações no edital.