O CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto)abre concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação Bolsa de Investigação-Licenciado no âmbito do projecto de I&D ReDEFine.

Referência:  ReDEFine/BI/2018-038

Projeto: ReDEFine: Ferramentas multi-escala e multi-etapas para avaliação da qualidade da água de albufeiras: preenchendo as lacunas da abordagem da Directiva Quadro da Água)

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 9 meses, eventualmente renovável nos termos legais, até ao limite máximo de 18 meses, estando o seu início previsto para outubro de 2018.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Grupo de Biodiversidade Costeira, do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, bem como no Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (laboratório 1.14), sob a orientação científica da Professora Doutora Sara Cristina Ferreira Marques Antunes

Área de trabalho: Ciências Biológicas

Descrição do Trabalho: Manutenção de culturas laboratoriais de organismos aquáticos e realização de ensaios ecotoxicológicos com diferentes organismos padrão; auxiliar na organização e logística de campanhas de amostragem em diferentes ecossistemas aquáticos lênticos no centro e norte do país; processamento de amostras de água e biológicas para determinações químicas, toxicológicas e bioquímicas; pretende-se ainda que o bolseiro analise os resultados obtidos no decorrer dos trabalhos e elabore a apresentação dos mesmos em formato de artigos científicos e desenvolva a divulgação científica resultante em encontros nacionais e internacionais dentro da área do projeto.

Habilitações académicas: Licenciatura em Biologia ou área afim (Ciências Biológicas), com classificação mínima 13 valores. Dáse preferência a candidatos com uma sólida formação em Biologia, nomeadamente em ecologia aquática de ecossistemas lênticos. Os candidatos devem fazer prova de experiência em determinação de parâmetros laboratoriais em amostras de água naturais e em amostras biológicas, bem como experiência na manutenção de culturas laboratoriais de organismos aquáticos e realização de ensaios ecotoxicológicos. Dá-se também preferência a candidatos que demonstrem experiência na redação de documentos em português e inglês (artigos, teses, relatórios técnicos, atas de congressos), e que demonstrem interesse em prosseguir para graus académicos superiores. Os candidatos devem ainda apresentar disponibilidade imediata, bem como disponibilidade para realização de saídas de campo prolongadas, fora da área de residência.

Valor mensal da bolsa: O montante da bolsa corresponde a € 745, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT.

Entidade Financiadora: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização sua componente FEDER e pelo orçamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia na sua componente OE.

Submissão candidaturas:  As candidaturas deverão ser entregues, via email, com referência da bolsa no título da mensagem para
os seguintes endereços: [email protected] (presidente do júri) e [email protected].

Edital: mais informações no edital.