Já estão abertas as candidaturas para a 2ª edição do BLICS – Blended Learning Introduction to Clinical Studies, que irá decorrer entre os dias 12 de outubro e 24 de novembro.

O BLICS é um curso b-learning de investigação clínica da responsabilidade do Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), com o apoio do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde.

Creditado com 6 ECTS pela Universidade do Porto, o BLICS destina-se a profissionais de saúde de diferentes áreas, nomeadamente médicos internos e especialistas, estudantes de Medicina, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos superiores de saúde e outros profissionais de áreas relevantes.

O objetivo é dotar os alunos de competências fundamentais nas áreas da Metodologia de Investigação: da bibliografia ao desenho de estudo, da Bioestatística: da teoria à prática da análise de dados e da Elaboração de Artigo Científico: da análise à publicação.

O Módulo 1 – “Metodologia de Investigação: da bibliografia ao desenho de estudo” – abrange, nos seus conteúdos programáticos, a pesquisa e gestão de referências bibliográficas, a definição e classificação dos desenhos de estudos, os estudos observacionais, experimentais e de síntese, a amostragem e os vieses, as medidas de frequência, associação e impacto, a avaliação da acuidade e reprodutibilidade dos testes de rastreio e diagnóstico.

No Módulo II – “Bioestatística: da teoria à prática da análise de dados” –, os conteúdos incluem as bases de dados, estatística descritiva, avaliação de normalidade, testes paramétricos e não paramétricos, testes de qui-quadrado e teste exato de Fisher, correlação e regressão linear, análise de sobrevivência e regressão logística.

Quanto ao Módulo III – “Elaboração de Artigo Científico: da análise à publicação“, integra a análise crítica e a escrita de artigo, a apresentação de resultados, bem como a publicação e comunicação em ciência.

As aulas, agendadas para as sextas ao final da tarde (17-20h) e sábados de manhã (9-13h), serão teórico-práticas e os alunos poderão assistir on-line (com transmissão em direto) ou presencialmente. Serão disponibilizados materiais pedagógicos e o acesso federado a softwares de gestão de referências bibliográficas e análise de dados (Endnote e SPSS).

A equipa do BLICS é composta por Altamiro da Costa Pereira, professor catedrático da FMUP, diretor do MEDCIDS e do CINTESIS, João Fonseca, professor auxiliar com agregação da FMUP, Alfredo Mendes Castro, Ana Lídia Rouxinol Dias, Bernardo Sousa Pinto, Cristina Jácome, Hernâni Gonçalves, José Pedro Barbosa, Luís Nogueira da Silva, Manuel Magalhães, Mariana Couto e Matilde Soares.

Os interessados podem inscrever-se no curso completo ou em módulos. As inscrições devem ser feitas online até ao próximo dia 2 de setembro. Mais informações em http://blics.pt/.