O arquiteto João Figueira vai estar no próximo dia 28 de maio, sábado, na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), onde dará uma aula aberta sob o título ‘Deixai-vos tocar pelo meu choro… Ou um retrato de Romeo Castellucci’, que incidirá sobre a pulsão imaginal no teatro de Romeo Castellucci.

A partir do “Orphée et Eurydice” em La Monnaie (2014), obra com entusiástica recepção da crítica e do público, passar-se-á em revista alguns temas centrais na pesquisa de Romeo Castellucci (o retrato e a sua animação, o véu, o “prosopon”…), aspectos relevantes em relação ao “Sobre o conceito de rosto…”, recentemente apresentado no Teatro Municipal do Porto – Rivoli. “Não se trata de dissecar a vasta obra de Castellucci, mas sim explorar as razões de heterogeneidade, anacronismo, contradição… em suma, de sobre-determinação, que intensificam extraordinariamente o trabalho desta figura central da criação teatral contemporânea”.

Esta Aula decorre no âmbito da Unidade Curricular ‘Domínio das Imagens’, orientada pelo Professor Vítor Silva, do Programa de Doutoramento em Arquitectura (PDA) da FAUP.

A sessão vai ter lugar às 10:30, na Sala Plana – FAUP. A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.

João Figueira

Licenciado pela FAUP (1994), Mestre pela FAUP e FEUP (1998) e doutorado (2009( pela TKK (agora Aalto Univ.), Helsínquia, com investigação no âmbito da ‘imagem’, Joao Figueira leciona na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisvboa desde 2000. Investigador de PhD na École des hautes études en sciences sociales, Paris, vem desenvolvendo desde 2009, com Marta Mestre (2009-10) e com Vítor Silva, o projecto Ymago, de tradução de autores tais como Aby Warburg, Victor I. Stoichita, Hans Belting, Horst Bredekamp, Georges Didi-Huberman, Daniel Arasse, Jacques Rancière. Desde 2010, tem vindo a colaborar com a coreógrafa Marlene Monteiro Freitas.

Mais informações em www.fa.up.pt