O Programa da União Europeia Europa Criativa irá substituir o MEDIA, o Programa Media Mundus e Programas culturais. Tendo como base os sucessos dos programas anteriores, o Europa Criativa tem como objetivo reforçar a cooperação transfronteiriça entre os setores criativos e culturais na UE e fora dela. Pretende-se ainda contribuir para a diversidade cultural, bem como para o crescimento do emprego na Europa, de acordo com a “Estratégia Europa 2020” para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.

O “novo” Europa Criativa continuará a abordar a indústria audiovisual através do subprograma MEDIA e do setor cultural através do subprograma Cultura. Para o subprograma MEDIA, continuará a haver  financiamento para a formação, desenvolvimento, distribuição, agentes de vendas, promoção (mercados e festivais) e para redes de cinemas.

Estão abertos os seguintes convites à apresentação de candidaturas:

MEDIA

Development – Video games

Reaching the audience – Audience development

International Co-Production funds

Training

Access to Markets single

Access to Markets FPA

Reaching the audience – Cinema networks

Distribution – Automatic support

Distribution – Support to sales agents

Transnational distribution of European Films – the “Cinema Selective” Scheme

Film Festivals

Development of Single Projects and Slate Funding

Television Programming of Audiovisual European Works

CULTURE

European cooperation projects

European platforms

European networks

Literary translation projects

Para mais informações, consultar a página oficial ou contactar a Unidade de Projetos da Universidade do Porto através do e-mail [email protected].