A participação eletrónica dos cidadãos em processos de governação será um dos temas em debate.

Pela primeira vez, e com o apoio do INESC TEC, Portugal recebe a EISCO – European Information Society Conference, conferência europeia de referência onde se discutem práticas de eGovernment e estratégias associadas à Sociedade da Informação.  A decorrer entre os dias 12 e 14 de novembro, em Guimarães, a EISCO 2012 é também um espaço privilegiado para a promoção da Agenda Digital Local para as regiões da Europa, com a apresentação de casos de sucesso e metodologias que suportam a sua implementação.

A edição deste ano irá abordar temas como a participação eletrónica dos cidadãos em processos de governação e decisão, a capacitação digital de administrações e cidadãos, dados abertos (open data) ou a computação na nuvem (cloud computing).

As sessões de trabalho vão contar com o contributo e participação de líderes políticos e especialistas europeus da administração regional e local como Martín Álvarez-Espinar, da World Wide Web Consortium – W3C, speaker na sessão dedicada ao tema principal da conferência “Open government”, e Paulo Calçada, presidente da Eurocloud Portugal que abordará o tema do “Cloud Computing”, entre outros.

A administração pública de proximidade estará também fortemente representada nesta edição através da Associação Nacional de Freguesias e pela apresentação de casos de sucesso para a inclusão em que as Freguesias atuam como intermediários na utilização dos serviços electrónicos da Administração Pública pelos cidadãos digitalmente excluídos. Destaque ainda para a presença do Secretário de Estado Adjunto do Ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Feliciano Barreiras Duarte, e de representantes do Comité das Regiões da Comissão Europeia (CE).

A conferência é co-organizada pela AMAVE – Associação de Municípios do Vale do Ave e pela Rede Europeia ELANET (European Local Authorities’ Telematic Network) e conta com o apoio local do INESC TEC. A EISCO 2012 conta ainda com o apoio do ON.2 (O Novo Norte), do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional e União Europeia) e do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).