Os instrumentos e peças do Museu da História da Medicina “Maximiano Lemos” foram a inspiração dos estudantes da FBAUP. (Foto: Thiago Marcial)

O que resulta do encontro entre o talento dos estudantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) e os instrumentos centenários do Museu da História da Medicina “Maximiano Lemos” da Faculdade de Medicina (FMUP)? De 10 a 25 de maio, é isso que poderá ser descoberto em “Obra de Mão”, título da exposição que vai estar em exibição na Reitoria da Universidade do Porto.

Resultado de uma parceria entre a FMUP e a FBAUP, esta exposição propõe-se a mapear visualmente as sinergias entre a história, a ilustração e a infografia do instrumento cirúrgico, explorando para tal a relação entre os instrumentos de cirurgia pré-Pasteur e as representações em ilustração e infografia que tiveram um papel fulcral no ensino da medicina.

A partir de instrumentos cirúrgicos, relacionados com vários órgãos do corpo humano, os estudantes do Mestrado em Design Gráfico e Projeto Editoriais e do Curso de Especialização em Ilustração da FBAUP apresentam assim “uma forma de expressão visual autónoma, com estratégias de comunicação e com uma semântica específica”.

Em “Obra de Mão”, instrumentos médicos históricos convivem lado a lado com desenhos de estudantes da FBAUP concebidos especificamente para esta exposição. (Foto: Thiago Marcial)

O projeto ganha força com o momento particularmente ativo nas áreas da ilustração e da infografia, em áreas como a moda, o design têxtil, o design de produto, o espaço público e as galerias, em blogues, exposições e mostras de ilustração.

Com entrada livre, a exposição vai estar aberta de 10 a 25 de maio, de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 13h00, e das 14h00 às 18h00.