Investigação FEUP

Obra debate as questões éticas que rodeiam o progresso científico, tecnológico e artístico.

Reúne testemunhos de mais de uma dezena de especialistas sobre as relações entre a Ética e o progresso científico, tecnológico e artístico. “Universidade, Ciência e Sociedade: desafios e fronteiras éticas” é o nome da obra que une os pensamentos de especialistas da Universidade do Porto que fazem parte da Comissão de Ética da Universidade.

Esta quinta-feira, dia 19 de junho, às 17h30, na Reitoria da Universidade do Porto (Praça Gomes Teixeira, aos Clérigos) Maria de Sousa, cientista premiada da U.Porto, o especialista em Bioética, Walter Osswald, e o sociólogo, José Madureira Pinto, encontram-se para apresentar o livro e discutir o papel da Ética na evolução da sociedade atual.

A nova obra é editada por Jorge Sequeiros, atual Presidente da Comissão de Ética da U.Porto, a apresentação do livro contará também com a presença do reitor da Universidade do Porto, José Carlos Marques dos Santos, e de vários dos autores que contribuíram para esta obra.  Entrada livre.

A Comissão de Ética da U.Porto (CEUP) começou a nascer em 2007 e resultou de uma iniciativa do Senado Universitário que deliberou a sua criação e regulamentou a sua atividade. Foi constituída em julho de 2008, mês em que iniciou os seus trabalhos, sob a presidência de Walter Osswald (nomeado pelo Reitor da U.Porto) e integrando um ou mais elementos designados por cada Unidade Orgânica.