A alimentação infantil pode ser um grande desafio para os pais e nem sempre é fácil encontrar uma orientação para superar as dificuldades. Entre as situações mais comuns incluem-se a recusa das crianças em ingerir determinados alimentos, a resistência em experimentar alimentos novos e a preferência por alimentos pouco saudáveis. É a pensar nestas situações que a Universidade do Porto disponibiliza, a partir do dia 1 de junho, a nova Unidade de Intervenção Alimentar na Criança (UnIAC).

Fruto de uma parceria entre a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP), a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP), a Faculdade de Medicina (FMUP) e o Instituto de Saúde Pública da U.Porto (ISPUP), a UnIAC assume como missão a promoção de uma alimentação saudável em crianças dos 2 aos 5 anos. Para isso, propõe-se a intervir diretamente junto das famílias, através de um conjunto de estratégias e ferramentas que capacitem os pais para lidar com as dificuldades na alimentação dos filhos.

No leque de serviços oferecidos pela UnIAC  inclui-se a orientação prática sobre os estilos e práticas alimentares da família, bem como atividades de educação alimentar junto das crianças, com recurso a metodologias ativas, interativas e digitais. Está ainda prevista a realização de oficinas sobre alimentação saudável para pais e filhos.

A UnIAC funciona nas instalações da FPCEUP, à terça-feira (das 9h00 às 16h00, incluindo a hora de almoço) e ao sábado (das 9h00 às 13h00).

As marcações deverão ser feitas junto do Serviço de Consulta Psicológica da FPCEUP, através dos telefones 22 040 06 00 / 22 042 89 22, ou do e-mail [email protected].

Mais informações aqui