A U.Porto alcançou o título de campeã nacional universitária em Andebol feminino e Rugby 7 masculino. (Foto: CDUP-UP)

Com seis títulos universitários e mais quatro pódios conquistados, as equipas da Universidade do Porto e suas Associações de Estudantes protagonizaram uma das melhores prestações de sempre nas fases finais concentradas dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s), que se disputaram entre 16 a 27 e abril, em Aveiro.

Representada por cerca de 450 atletas, treinadores e dirigentes, a U.Porto marcou presença em 12 competições (em 13 possíveis), tendo marcado presença no pódio em oito delas. Das 26 equipas onde alinharam estudantes da U.Porto, 22 passaram a fase de grupos, tendo atingido, pelo menos, os quartos-de-final.

Qual a receita para o sucesso? Estes números evidenciam “a importância do desporto na vida do estudante universitário. Na Universidade estamos cientes do valor que o desporto tem nas várias vertentes da vida do estudante, na sua integração académica, nos resultados académicos e na vida pessoal e profissional”, explica o diretor do Centro de Desporto da U.Porto, Bruno Almeida.

A Associação de Estudantes da FEUP, com a maior participação de sempre, obteve também um dos melhores resultados dos últimos anos, culminado com a conquista dos títulos nacionais de Futebol masculino e Voleibol masculino e a medalha de bronze em. “Penso que conseguimos elevar a visibilidade do desporto universitário, graças ao trabalho das AE’s em conjunto e contínuo ao longo do ano”, revela Diogo Pimenta, presidente da AEFEUP.

Em foco esteve também a AEFADEUP, nova campeã nacional universitária de Basquetebol feminino e Voleibol feminino. Rui Freire, presidente da associação, acredita que o desporto universitário é uma importante alavanca na vida dos jovens estudantes. “Quem pratica desporto tem mais organização, mais critério e perfeccionismo, e a competição entre as faculdades traz muita gente, muito público e amigos, e tudo isto ajuda”, aponta.

A AEFADEUP alcançou o título nacional universitário em Basquetebol feminino e Voleibol feminino. (Foto: FADU)

Os presidentes da AEFEUP e da AEFADEUP concordam que o espírito de equipa e o ambiente que se vive no Desporto Universitário é um dos fatores que explicam o sucesso da U.Porto, acrescentando a isto o nível competitivo e a boa organização dos Campeonatos Académicos do Porto.

O diretor do CDUP-UP concorda e destaca também “o excelente trabalho desenvolvido pelas Associações de Estudantes, de grande mérito e qualidade, evidente nestes resultados”. Até porque “o estudante está cada vez mais empenhado a nível desportivo e motivado na representação da sua instituição, dados que não nos podem deixar indiferentes”, concorda Bruno Almeida.

As Associações de Estudantes da Universidade do Porto competem na maior parte das modalidades coletivas nos Campeonatos Académicos do Porto, ficando a U.Porto responsável pelas modalidades com menos praticantes na Universidade como o Andebol feminino, o Hóquei em Patins masculino e o Rugby 7 feminino e masculino.

“Na Academia do Porto praticamos a política de desporto para todos e o desenvolvimento com a U.Porto tem sido cada vez melhor”, nota Rui Freire, acrescentado que “a U.Porto compete mais a nível individual e as equipas coletivas têm um propósito que não interfere com o trabalho das AE’s”.

Por outro lado, Diogo Pimenta acredita que há ainda muito a fazer. “Existe uma falha de comunicação entre a U.Porto e as AE’s ao nível do desporto universitário”, alerta o presidente da AEFEUP, para quem a Universidade “deverá primeiro conhecer o modelo do desporto universitário e só depois aplicá-lo”.

A AEFEUP alcançou o 1º lugar em Futebol masculino e Voleibol masculino. (Foto: FADU)

A U.Porto alcançou dois títulos e dois segundos lugares nas fases finais concentradas dos CNU’s 2018, ao passo que as equipas das AE’s conquistaram quatro medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. Resultados à vista que colocam os estudantes da Universidade de do Porto nos melhores do desporto universitário e “sabendo que não há modelos perfeitos, podemos constatar que o modelo desportivo adotado na U.Porto, em parceria com as suas Associações de Estudantes está a ter os seus frutos”, afirma Bruno Almeida.

Os campeões nacionais universitários apuram-se diretamente para os Jogos Europeus Universitários, que se disputam este ano em Coimbra, de 15 a 28 de julho. Estes Jogos Europeus, EUSA Games, são o maior evento do desporto universitário europeu e reúnem 13 Campeonatos Europeus Universitários. Neste momento a U.Porto marcará presenta em 11 destes campeonatos: Andebol feminino (U.Porto), Basquetebol feminino (AEFADEUP), Basquetebol 3×3 feminino (U.Porto) Canoagem (U.Porto), Futebol (AEFEUP), Remo (U.Porto), Rugby 7 masculino (U.Porto), Ténis de Mesa (U.Porto), Ténis masculino (U.Porto), Voleibol masculino (AEFEUP), Voleibol feminino (AEFADEUP). Encontram-se por apurar ainda as modalidades de Judo, Futebol 7 feminino e Basquetebol 3×3 masculino.