“À pesca da sardinha” é uma das atividades que os mais novos têm à sua espera nas “Oficinas de São João”.

Numa altura em que se aproxima a comemoração dos Santos Populares por diferentes zonas do país, também na Universidade do Porto se vai celebrar o São João, a maior festa da cidade portuense, onde as ruas se enchem de “martelinhos” e alhos-porros. No dia 17 de junho, entre as 15h00 e as 19h00, decorrem na Reitoria as Oficinas de São João, dedicadas aos mais novos mas, onde todos podem participar.

Os participantes têm um total de seis oficinas onde podem aperfeiçoar as suas habilidades em atividades de expressão plástica e de dança. Dirigido a crianças e jovens dos 3 aos 12 anos, os mais novos podem divertir-se em conjunto com as suas famílias e criar a sua própria personagem de uma cascata sanjoanina ou um “manjerico enlatado” para o oferecer a alguém especial.

O programa inclui ainda um peddy-paper com o objetivo de descobrir as tradições de São João e, em conjunto com a família, decifrar enigmas, aceitar desafios e executar algumas tarefas, num serão que promete muitas surpresas ao longo da tarde. Entre as 17h30 e as 19h00, o Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto (NEFUP) junta-se à festa para ensinar a miúdos e graúdos alguns passos de danças tradicionais portuguesas.

Os interessados podem adquirir oPassaporte S.Joãoaté ao dia 16 de junho por 7 euros por criança, ou por 8 euros no próprio dia do evento. Todos os membros da U.Porto podem usufruir de um desconto de 10% na venda antecipada. Cada criança deve ser acompanhada obrigatoriamente por um adulto, cuja participação é gratuita.

Pode consultar o programa completo e efetuar a inscrição aqui.