imunologia (Foto: DR)

A definição daquilo que é ou não próprio do organismo humano é debatida ainda hoje no meio científico (Foto: DR)

No próximo dia 30 de setembro, o simpósio NOTIONS OF SELF – exploring theories of immunity vai reunir no Salão Nobre do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS)/Faculdade de Farmácia (FFUP) da Universidade do Porto um conjunto de investigadores de renome, de diferentes áreas disciplinares, para debater uma questão essencial da imunologia – a divisão próprio/não próprio.

Tema central na história da imunologia, a definição daquilo que é ou não próprio do organismo humano alimenta ainda hoje uma discussão acesa nos meios científicos. Em que extensão e de que modo a experimentação pode contribuir para a sua elucidação? Qual é o papel das teorias na dinâmica da produção do conhecimento experimental? São algumas das perguntas que vão marcar o debate no ICBAS/FFUP.

Organizada por Manuel Vilanova (ICBAS e IBMC), Carlos Vasconcelos (CHP e ICBAS), Maria Strecht Almeida (ICBAS) e Jocelyne Demengeot (IGC), a reunião está estruturada a partir dessas questões gerais e inclui sessões temáticas, enfatizando a interrogação teórica, a cultura visual e a prática laboratorial.

O simpósio que envolve um extenso painel de participantes, terminará com discussões pelos imunologistas António Coutinho e Irun Cohen, personalidades reconhecidas pelas suas contribuições experimentais e teóricas.

A inscrição é gratuita mas obrigatória e deve ser feita até 27 de setembro de 2014 em http://notionsofself.wordpress.com/registration/Mais informações aqui.