O envelhecimento progressivo da população portuguesa será um dos temas em debate na FDUP. (Foto: DR)

A sociedade mudou e o mercado de trabalho já não é o que era. O perfil futuro da população será mais grisalho. Haverá razão para estarmos inquietos? Na tarda da próxima quarta-feira, 27 de fevereiro, será este o ponto de partida para “Que Futuro Para As Nossas Profissões?”, título da conferência que vai levar à Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP) a discussão sobre alguns dos temas que marcam a atualidade – e o futuro – de Portugal.

Numa altura de crise, em que “a esperança de vida aumenta, mas a idade da reforma não”, este debate organizado pela Sociedade de Debates da Universidade do Porto (SdDUP) e pela Fundação Francisco Manuel dos Santos surge como um espaço de reflexão onde várias gerações vão procurar antecipar e diagnosticar os efeitos de fenómenos como o envelhecimento progressivo da população e o consequente aumento do número de pensionistas; a subida do desemprego, sobretudo entre os mais jovens; ou a sobrevivência do Estado Social.

A debruçar-se sobre estes temas vai estar um painel alargado de convidadas composto por Maria João Valente Rosa (demógrafa, diretora do projeto Pordata, Mariana Branquinho (Managing Partner da Heidrick & Struggles em Portugal), Irma de Magalhães (estudante da FDUP e Vice-Presidente da SdDUP) e Graça Maria Martins (Brand strategist da Mola-Ativism, Fundadora da Bainha de Copas). O debate será moderado por Manuel Carvalho, jornalista do jornal “Público” e co-fundador da revista “Fugas”

O debate tem início às 17h, no Salão Nobre da FDUP. A entrada é gratuita, não sendo necessária inscrição prévia.

A sessão desta quarta-feira marca também o ponto de partida dos pós-encontros sobre ‘Os Portugueses em 2030’   que a Fundação Francisco Manuel dos Santos promove, ao longo deste ano, no seguimento do ciclo de conferência ‘Presente no Futuro‘ iniciado em setembro passado. Realizadas no CCB, estas sessões foram transmitidas na televisão e podem ser recordadas em www.presentenofuturo.pt/.

Mais informações aqui ou na página do evento no Facebook.