Conferência vai juntar à mesma mesa os representantes de alguns dos principais “atores” dos media em Portugal.

Qual o papel dos media na promoção da literacia financeira? Como podem os meios de comunicação social ajudar a explicar conceitos complexos e tornar os cidadãos mais conscientes das questões financeiras? Estas são algumas das perguntas que a segunda conferência do Ciclo de Conferências de Literacia Financeira vai colocar a um painel composto por figuras bem conhecidas dos media, já no próximo dia 20 de fevereiro

A decorrer na Reitoria da Universidade do Porto (pelas 18 horas), a conferência moderada por Manuel Carvalho (diretor-adjunto do Público) junta no mesmo painel Nicolau Santos  (diretor-adjunto Expresso), Pedro Sousa Carvalho (subdiretor do Diário Económico), Jorge Fiel (subdiretor do Jornal de Notícias), Nicolau Santos (diretor-adjunto do Expresso) e Paulo Ferreira (diretor de informação da RTP).

Após a conferência “O papel dos Media na promoção/difusão da educação financeira”, o ciclo prossegue, estando já os próximos eventos confirmados para 14 de março e 16 de abril. Em cima da mesa irão estar os temas  “O papel das empresas na promoção da educação financeira” e “A educação financeira trocada em miúdos” (respetivamente), com a presença já confirmada de oradores como Paulo Azevedo (CEO da SONAE) e Isabel Alçada (escritora e ex-Ministra da Educação).

A primeira conferência deste ciclo decorreu no passado dia 24 de janeiro e juntou um painel de oradores, que contou com representantes do Ministério da Educação e Ciência, do Conselho Coordenador do Plano Nacional de Formação Financeira e da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, para debater “A criação de um referencial na educação financeira em Portugal”.

O Ciclo de Conferências de Literacia Financeira é uma das atividades promovidas no âmbito do programa “€ducar na U.Porto”. Promovido pela Universidade e pela FEP, em parceria com o Museu do Papel Moeda da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, com o FEP Finance Club e com o EXUP – Experience Upgrade Program FEP, o programa “€ducar na U.Porto”  enquadra-se na estratégia avançada pelo Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF).

Apresentado no passado dia 31 de outubro de 2012, este programa prevê a realização de várias acções abertas a toda a comunidade académica com o intuito de sensibilizar jovens e estudantes, em particular, e a população em geral para a temática da literacia financeira. Pretende-se ao mesmo tempo diminuir as assimetrias de informação existentes entre instituições financeiras e consumidores finais, por via do aumento do número de alternativas informadas destes últimos nos processos de tomada de decisão do quotidiano.

A entrada é livre, sendo, no entanto, necessária inscrição.