O convívio e a boa disposição marcaram o tom da festa de natal dos estudantes internacionais da U.Porto. (Fotos: Egidio Santos/U.Porto)

Mais de 250 estudantes internacionais da Universidade do Porto estiveram reunidos esta segunda-feira, na Cantina dos Bragas (junto à Faculdade de Direito) para uma festa de Natal antecipada, que teve como atração principal a prova de pratos típicos da época de mais de 25 países diferentes.

Entre as músicas, a troca de presentes e os doces tradicionais indispensáveis em qualquer convívio natalício, um dos principais momentos do “Christmas Get Together” foi concurso gastronómico internacional “Sabores de Natal”. Desafiados pelp Serviço de Relações Internacionais da U.Porto, os estudantes internacionais confecionaram e deram a conhecer um prato típico de Natal dos seus países de origem.

Da salada Shopska da Bulgária ao chocolate do Cazaquistão, sem esquecer o cozonac romeno ou o melomakarona grego, foram muitas as iguarias que passaram por esta”ceia” de Natal improvisada. No final, o júri, liderado pela vice-reitora Maria de Fátima Marinho, rendeu-se couscous da Argélia, ao tajine de carne com ameixas de Marrocos e à tarte de coco e doce de leite da Argentina.

Mas neste convívio de Natal da Universidade do Porto não faltaram também as rabanadas, o bolo rei, o arroz doce ou os sonhos para dar a provar os sabores típicos portugueses aos estudantes internacionais. E o balanço não podia ter sido mais positivo.

Comida aparte, a festa ficou marcada pelo convívio e pela partilha de experiências entre os estudantes. “É muito bom, é como uma família que se reúne, convive, troca presentes. Estou a adorar”, confessou à agência Lusa Houye Elghaieb, estudante tunisina da Faculdade de Farmácia que se prepara para viver a quadra natalícia pela primeira vez num país europeu, na companhia de outros estudantes. Já a albanesa Fjona Zeneli está habituada a passar a quadra fora de casa, mas não esconde a satisfação por poder vivê-la, este ano, junto do “Porto e do Vinho do Porto”.

Christmas Get Together 2017

Recorde-se que, só no primeiro semestre do ano letivo 2017/2018, a Universidade do Porto atingiu números recorde no número de estudantes internacionais. Mais de 1.450 estudantes internacionais, provenientes de 67 países, escolheram a U.Porto para um período de mobilidade estudantil durante os primeiros seis meses do ano letivo. A estes somam-se ainda cerca de 2.000 estudantes estrangeiros que estão na Universidade do Porto a realizar um curso completo.

Até ao final do ano letivo, estima-se que, no total, sejam perto de 4.500 os estudantes internacionais a frequentar a U.Porto, o que representa já cerca de 14% do número total de estudantes da instituição.