Mundial Universitário de Floorball recebe cerca de 400 atletas e oficiais.

O Mundial Universitário de Floorball vai reunir cerca de 400 atletas e oficiais. (Foto: DR)

Cerca de 400 atletas e oficiais de 10 países distintos vão “invadir”a partir desta quarta-feira, 20 de julho, o Estádio Universitário e a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP). Em disputa estará o Campeonato do Mundo Universitário de Floorball, um evento que chega pela primeira vez a Portugal pelas mãos da U.Porto e da Federação Académica do Porto (FAP).

Portugal, Suécia, Finlândia, Suíça, República Checa, Japão, Polónia, Eslováquia, Espanha e Coreia do Sul são as seleções que, durante cinco dias (20 a 24 de julho), vão lutar pelo título máximo do Floorball universitário. Trata-se por isso de uma oportunidade única para descobrir uma modalidade desconhecida do público em geral em Portugal, mas que é muito e popular em países escandinavos,  na República Checa, Singapura, Japão ou Taiwan,

Mundial Universitário de Floorball, Seleção Portuguesa com Reitor

Antes do arranque do Mundial, o Reitor da U.Porto desejou boa sorte à seleção nacional universitária de Floorball. (Foto: DR)

Mas o que é afinal o Floorball? Semelhante ao hóquei em campo, trata-se de um desporto de pavilhão disputado entre duas equipas compostas por seis elementos. O objetivo do jogo é fazer entrar uma bola movimentada por sticks na baliza da equipa adversária.

Cerimónia de Abertura do Campeonato Mundial Universitário de Floorball 2016 acontece já esta terça-feira, 19 de julho, às 18h00, na Avenida dos Aliados, em frente à Câmara Municipal do Porto. A competição – masculina e feminina – propriamente dita arranca a 20 de julho e prolonga-se até 24 de julho (ver calendário). Os jogos são abertos ao público.

Portugal vai participar na competição masculina com uma seleção composta por 19 atletas provenientes de cinco instituições do ensino superior. Entre eles estão Ricardo Silva e Rodrigo Medeiros, ambos estudantes da Universidade do Porto.

Organizado em parceria pela Universidade do Porto e a Federação Académica do Porto, sob a égide da Federação Académica de Desporto Universitário e da Federação Internacional de Desporto Universitário, o evento conta ainda com o apoio da CMP.

Mais informações em http://wucfloorball2016.com/

Antes do arranque do Mundial, o Reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, desejou boa sorte à seleção nacional universitária de Floorball.