Vencedor da Competição Longas do CineEco 2018, o filme austríaco “Utopia Revisitada”, de Kurt Langbein, vai encerrar” a passagem do festival pela U.Porto. (Foto: DR)

A Reitoria da Universidade do Porto vai receber, de 22 a 25 de novembro, uma Extensão do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, o único festival do género em Portugal e um dos mais antigos do mundo.

O CineEco realiza-se desde 1995, por iniciativa do município de Seia. A edição deste ano decorreu de 13 a 20 de outubro e reuniu as mais recentes produções nacionais e internacionais sobre temáticas ambientais.

Serão alguns desses filmes que vão estar em exibição nesta passagem do festival pela U.Porto, resultado de um protocolo de colaboração estabelecido entre a Lipor e o Município de Seia. A sessão de abertura está marcada para as 21h00 de quinta-feira, dia 22, e inclui a exibição do documentário Mentira Verde (Green Lie), do austríaco Werner Boote (ver programa completo).

Cada sessão será seguida de uma tertúlia, com um moderador, para promover o debate e a troca de ideias relativamente aos filmes exibidos e às temáticas abordadas.

Durante a Extensão do CineEco na Universidade do Porto, haverá também um espaço dedicado aos mais novos, aproveitando a enorme riqueza de filmes de animação exibidos na edição de 2018 do CineEco, em Seia.

Com entrada gratuita, as sessões são abertas ao público em geral.

Mais informações aqui.