foto-1 (1)

A II edição das Jornadas de Bioquímica foi organizadas pelo Núcleo de Estudantes de Bioquímica da Universidade do Porto

O complexo do ICBAS/FFUP acolheu nos passados dias 27 e 28 de fevereiro a II edição das Jornadas de Bioquímica, organizadas pelo Núcleo de Estudantes de Bioquímica da Universidade do Porto (NEBQUP). As jornadas deste ano tiveram como tema “Investigação vs Indústria: o que esperar de um bioquímico?”, e abordaram as diversas saídas profissionais para futuros bioquímicos.

Esta edição contou com a palestras e workshops protagonizados por nomes reconhecidos da área da Bioquímica, como Hélder Maiato, Tiago Carvalho, Manuel António Coimbra ou João Paulo Teixeira, que partilharam a sua experiência profissional, e o trabalho que desenvolvem atualmente.

As Jornadas de Bioquímica visam  promover a formação dos Bioquímicos dentro e fora da área de Bioquímica, assim como o interesse do público em geral por esta área. A “estimulação da relação entre o curso e o meio socioprofissional” e o “estabelecimento de intercâmbio e cooperação entre diversas faculdades e universidades” são outras motivações apontadas pela organização da iniciativa.

O NEBQUP tem como principal objetivo a comunicação entre os estudantes de licenciatura e do mestrado em Bioquímica da U.Porto, assim como das instituições responsáveis pelos ciclos de estudos (FCUP e ICBAS), representando-os junto de outras instituições internacionais e nacionais, como a Associação Nacional de Estudantes de Bioquímica (AN(E)BIOQ, e a Associação Portuguesa de Estudantes de Bioquímica ( APEB).