O evento decorre no Centro de Investigação Médica da FMUP.

A Universidade do Porto acolhe, no próximo dia 2 de maio, pelas 18 horas, uma das sessões públicas de apresentação e debate do Relatório para o Crescimento Sustentável – Uma visão pós-troika que a Plataforma para o Crescimento Sustentável está a promover em várias universidades e institutos politécnicos do país.

Nesta sessão, a decorrer no auditório do novo Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina, o presidente da Plataforma para o Crescimento Sustentável, Jorge Moreira da Silva, fará uma apresentação do Relatório e os professores João Peças Lopes (Faculdade de Engenharia da U.Porto) e Henrique Barros (Faculdade de Medicina da U.Porto) farão, respetivamente, os comentários sobre as áreas de Energia e Ambiente e Bem-Estar Social abordadas no relatório. O encerramento do período de comentários marca o início do debate com a plateia, moderado pelo diretor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e membro da Plataforma para o Crescimento Sustentável, José Manuel Pinto Paixão.

A sessão será aberta a toda a comunidade, tendo uma duração prevista de duas horas: 20 minutos por cada intervenção inicial e 60 minutos de debate com a plateia.

O Relatório para o Crescimento Sustentável – Uma visão pós-troika elaborado por esta plataforma identifica 27 desafios estratégicos e 511 recomendações, que consideram como “determinantes para libertar o potencial de crescimento de Portugal”. A elaboração deste Relatório envolveu a colaboração de 400 membros repartidos em 27 grupos de trabalho.

A apresentação deste Relatório representa apenas um ponto de partida para um debate que se pretende amplo e de âmbito nacional. A participação nesta conferência está sujeita a confirmação através do e-mail [email protected]