O auditório do Campus Agrário da U.Porto, em Vairão, é o local escolhido para este debate.

Na próxima quinta-feira, dia 19 de abril, o Campus Agrário da Universidade do Porto (em Vairão) recebe a iniciativa “Ciências Agrárias na FCUP: Estratégia e Futuro“, uma organização da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) com a colaboração da International Association of Agricultural Students (IAAS-Porto). 

Numa altura em que o “regresso às origens” é um assunto na ordem do dia, a Universidade do Porto junta forças à IAAS para organizar esta iniciativa, que visa discutir o impacto da agricultura no tecido produtivo e social e a importância do seu rejuvenescimento através do incentivo à instalação de jovens agricultores, planeando, para tal, uma série de intervenções destinadas a esclarecer dúvidas sobre os quadros de apoio existentes. Este seminário assume-se, então, como um espaço de encontro entre académicos, estudantes e graduados na área das ciências agrárias, jovens agricultores, empresários, produtores e agentes com responsabilidades políticas na região e no país.

Com início marcado para as 14 horas, as intervenções de abertura ficam a cargo do diretor da FCUP, António Sousa Silva, e do presidente da IAAS-Porto, Nuno Rodrigues. Após a abertura da sessão, um debate sobre “As ajudas à agricultura através do programa PRODER: experiência de aplicação nos 1º,2º e 3º Quadros Comunitários de Apoio” junta três oradores: José Matias (da Direção Regional de Agriculturas e Pescas do Norte), Fernando Teles (Consagra, consultoria agro-alimentar) e Bernardo Madeira (diretor da revista Agrotec).

A seguir (15h15), o eurodeputado Capoulas dos Santos debate “As ajudas no novo quadro comunitário: programa horizonte 2020, elaboração dos planos e negociações em Bruxelas“, com moderação de António Mexia (Instituto Superior de Agronomia, Universidade Técnica de Lisboa). Após este debate, dois oradores (com moderação da diretora do curso de Ciências da Engenharia, Ana Aguiar) dividem o palco para dar diferentes visões sobre o alinhamento científico e tecnológico das necessidades do setor. O diretor regional de Agricultura e Pescas do Norte, Manuel Cardoso, partilha a sua visão sobre “A integração dos jovens graduados na nova dinâmica da agricultura do norte“, intervenção a que se segue a do vice-reitor da U.Porto, Jorge Gonçalves, com  “Os planos para o Campus Agrário de Vairão“.

As intervenções da sessão de encerramento (prevista para as 17 horas) ficam a cargo do diretor da FCUP, António Sousa Silva, do Reitor da Universidade do Porto, José Carlos Marques dos Santos e do Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque.

Este seminário terá lugar no Campus Agrário de Vairão, onde desde 1995 se tem apostado na formação superior na área da Agronomia, espaço esse que foi recentemente atribuído à Universidade do Porto, através de um contrato de cedência para o qual há um novo plano de utilização e rentabilização.

participação na iniciativa “Ciências Agrárias na FCUP: Estratégia e Futuro” é gratuitamas sujeita a inscrição. Para tal, basta enviar um e-mail com a indicação do nome do participante para o IAAS-Porto(International Association of Agricultural Students) .