Aprender medicina através de simuladores e de microscópios digitais, estudar a Constituição da República com o objetivo de a dar a conhecer em 30 minutos aos estudantes do ensino secundário ou estudar Engenharia com a ajuda de técnicas utilizadas nos videojogos. Estas são apenas algumas das experiências inovadoras de ensino e aprendizagem a decorrer nas salas de aula da Universidade do Porto e que se deram a conhecer no passado dia 27 de janeiro, no Workshop Anual de Inovação e Partilha Pedagógica da Universidade do Porto, evento que juntou na Faculdade de Desporto (FADEUP) mais de 200 professores das diferentes faculdades da U.Porto.

Workshop Anual de Inovação e Partilha Pedagógica da Universidade do Porto 2016

25 professores tiveram a oportunidade de partilhar o que de mais inovador se vem desenvolvendo ao nível do ensino da U.Porto. (Foto: DR)

Espaço privilegiado para a partilha de novas práticas e métodos de ensino e de experiências educativas de excelência, o workshop deste ano contou com 25 apresentações de docentes que, de forma livre ou por indicação das respetivas faculdades, tiveram a oportunidade de partilhar o que de mais inovador  se vem desenvolvendo ao nível do ensino da Universidade. Tratou-se por isso de “um momento importante para refletir o trabalho que desenvolvemos”, mas também “o primeiro passo para conseguirmos melhorar o modelo de ensino que aplicamos”, conforme destacou Fernando Remião, Pró-Reitor da U.Porto para a Inovação Pedagógica.

A edição deste ano contou com a participação especial das universidades do Minho e de Trás-os-Montes e Alto Douro, no âmbito do consórcio UNorte.pt. “Isto não é um movimento da Universidade do Porto, por isso temos a oportunidade de ter cá outras universidades, com quem queremos refletir o que de melhor pode ser feito para que a Universidade seja um local de aprendizagem para os estudantes e não um local onde eles vão para fazer exames”, nota Fernando Remião.

Workshop Anual de Inovação e Partilha Pedagógica da Universidade do Porto 2016A troca de experiências entre as diferentes instituições foi igualmente destacada por Luís Castro, Vice-Presidente do Conselho Pedagógico do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e orador convidado da sessão. Para o docente, “as questões da  melhoria do processo pedagógico são importantes na Universidade de hoje em dia , pelo que há  um esforço cada vez mais concreto para  se encontraram boas soluções e estas ocasiões são excelentes para, em conjunto, encontrarmos esses caminhos”.

O programa do Workshop incluiu ainda intervenções do Reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, do Diretor da FADEUP, Jorge Olímpio Bento, e de Pedro Teixeira, Vice-Reitor da U.Porto para a Formação e Organização Académica.

O Workshop Anual de Inovação e Partilha Pedagógica coincidiu com o lançamento da 4ª edição do Prémio Excelência Pedagógica da U.Porto,  um galardão – no valor de 5 mil euros – destinado a docentes da U.Porto que se distingam pela excelência das suas práticas pedagógicas na lecionação de uma ou mais unidades curriculares. As candidaturas à edição deste ano decorrem de 28 de janeiro a 12 de fevereiro. A entrega terá lugar na cerimónia comemorativa do Dia da Universidade.

Vídeo: FADEUP