voluntarios

A U.Porto vai juntar os grupos de voluntariado da Universidade, e não só, para um dia de consciencialização para o trabalho voluntário.

Se 2016 tem 366 dias, porque não aproveitar o dia extra do ano para ajudar quem mais necessita? Essa é a questão que a Universidade do Porto vai colocar a toda a comunidade académica e a toda a cidade do Porto, organizando no próximo dia 29 de fevereiro um evento dedicado ao voluntariado de cariz social.

Neste dia, a  Universidade do Porto vai reunir e associar-se a mais de 20 organismos que se dedicam a fazer voluntariado para dar a conhecer o seu trabalho e divulgar as diversas oportunidades que todos os cidadãos têm disponíveis para dedicar o seu tempo a ajudar o próximo.

Durante todo o dia, entre as 10h00 e as 18h00, os espaços junto ao edifício da Reitoria da Universidade do Porto e as estações de Metro da Trindade e de São Bento vão ser palco de várias ações de sensibilização para o voluntariado, levadas a cabo pelos grupos e projetos de voluntariado associados a esta iniciativa.

Do programa do dia fazem parte ações de sensibilização como exposições de fotografia e vídeo sobre voluntariado, atuações de tunas, aulas de fitness e uma mostra de divulgação e venda de artigos produzidos por voluntários.

Mais importante ainda, irá decorrer durante todo o dia uma recolha de alimentos, roupa, brinquedos, livros, produtos para animais e produtos de higiene pessoal (ex: fraldas para crianças ou adultos). Todos os donativos revertem a favor do Banco Alimentar contra a Fome e das instituições participantes e podem ser entregues na Praça Gomes Teixeira, em frente ao edifício da Reitoria. Quem for de carro, nem precisa parar: voluntários devidamente identificados recolherão o que tiver para nos entregar.

Com esta iniciativa, a Universidade do Porto pretende ajudar estes organismos de voluntariado – muitos dos quais compostos por estudantes universitários – a iniciar o ano com uma grande ação de sensibilização da população para o trabalho voluntário.

Entre os organismos que fazem parte desta iniciativa encontram-se a Ajudaris – Associação de Solidariedade Social, a Associação Miacis – Proteção e Integração Animal, a Câmara Municipal do Porto, o Centro de Desporto da Universidade do Porto, o projeto FAP no Bairro da Federação Académica do Porto, a Fundação Infantil Ronald McDonald, a Fundação MOA de Portugal, o G.A.S.Porto – Grupo de Ação Social do Porto, os Leigos para o Desenvolvimento, o Mundo a Sorrir – Associação de Médicos Dentistas Solidários Portugueses, os Museus da U.Porto, a VO.U. – Associação de Voluntariado Universitário e os Voluntários da UCC Boavista.