Barbara Sahakian (imagem da Universidade de Cambridge - http://tinyurl.com/kmwjuwb )

Barbara Sahakian (Foto: Universidade de Cambridge)

No dia 28 de novembro, às 17h30, no Teatro Rivoli, aquilo que queremos fazer dos nossos cérebros será tema de debate entre cidadãos e especialistas internacionais. Barbara Sahakian, investigadora em Cambridge e uma das maiores especialistas em “smart drugs”,  e Ian Harrison, investigador da Universidade de Reading (UK) em próteses neuronais e implantes magnéticos sub-dérmicos, que ele próprio já possui, abordam o tema da neuro-potenciação. O debate será moderado por Alexandre Quintanilha (IBMC) e Ilina Singh, eticista do King´s College, ambos envolvidos no Projeto Europeu NERRI.

A intervenção nos nossos cérebros é já uma realidade graças ao desenvolvimento científico em diversas áreas do saber. Através psicofármacos, implantes, dispositivos médicos, interfaces cérebro-máquina, por ex., a realidade cognitiva de cada um poderá vir a ser alterada. Muito além da mera restauração da saúde, a capacidade de intervenção pode chegar ao que se designa por melhoramento cognitivo ou neuro-potenciação. Ao entramos nesta nova realidade, urge discutir os limites das novas aplicações e os novos contornos sociais e éticos antes da sua passagem ao domínio comum de utilização. Um olhar antecipador para as questões de equidade no acesso às tecnologias e para as possíveis mudanças que serão operadas no ser humano como o conhecemos hoje são temas que a todos dizem respeito.

Ian Harrison (foto de NOVA, disponível em http://tinyurl.com/al8yt24 )

Ian Harrison (Foto: Universidade Nova de Lisboa)

Este é o tema central do projeto europeu NERRI, que realizou um levantamento das tecnologias já disponíveis e está a estimular um debate público alargado sobre a neuro-potenciação. O objetivo destes debates é o estabelecimento de orientações para ação política de forma participativa. Representantes dos 12 países parceiros, nomeadamente do European Brain Council, participarão neste debate, já que, nesta mesma altura, o Consórcio NERRI estará reunido no Porto.

A Ciência Viva e o IBMC.INEB, parceiros nacionais do NERRI, associam-se assim ao Fórum do Futuro, promovido pela Câmara Municipal do Porto, num debate sobre “o cérebro que a técnica nos oferece”. A sessão é pública, com entrada livre.