minas_2_300_200No próximo dia 4 de dezembro celebra-se em todo o mundo o Dia de Santa Bárbara, a padroeira dos mineiros. Para assinalar a data, o Departamento de Engenharia de Minas da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai organizar, no dia 5 de dezembro, segunda-feira, uma tarde de homenagem à atividade mineira, onde nem o Cante Alentejano vai faltar.

A sessão terá início às 14h30 com a atuação do Grupo Coral dos Mineiros de Aljustrel. O cante alentejano, género musical tradicional do Alentejo considerado em 2014 Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, vai abrilhantar toda a sessão, que incluirá vários momentos musicais.

Destaque ainda para 12 alumni do curso de Engenharia de Minas que vão marcar presença nesta cerimónia dedicada à padroeira dos mineiros e que vão partilhar experiências e o que têm feito a nível profissional um pouco por todo o mundo. Tudo com o objetivo de mostrar a pertinência da profissão e também a necessidade de continuar a formar quadros nesta área.

Haverá ainda tempo para uma singela homenagem aos Escultores José Rodrigues e Pinuccio Sciola, falecidos este ano e que elegeram a Pedra como suporte para muitas das suas obras.

Em 2015, o curso de Engenharia de Minas da FEUP celebrou 130 anos e 100 anos da sua criação, respetivamente na Academia Politécnica do Porto (1885) e na Escola de Engenharia da Faculdade de Ciência – Faculdade Técnica  (1915). Esta Escola de Engenharia foi o embrião da FEUP criada esta por legislação de 1918 e 1921.