Exposição "PAUSA" FBAUP

Projeto visa consciencializar o público para a reutilização e reciclagem de desperdícios tecnológicos (Foto: João Lima / FBAUP)

A empresa Interecycling S.A. cedeu a matéria-prima, constituída por velhas “carcaças” de computadores e outros resíduos electrónicos. O talento de 24 estudantes do 1º Ciclo de Estudos em Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) fez o resto. Do encontro entre os dois nasce “PAUSA – Exposição de Escultura, Gravura e Pintura”, que vai estar patente de 19 de setembro a 12 de outubro, no Piso 2 do Edifício AXA (Avenida dos Aliados, Porto).

Dinamizado no âmbito da parceria entre a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) e a Interecycling S.A., com o apoio da Porto Lazer e da Câmara Municipal do Porto, o projeto PAUSA tem por objetivo consciencializar o  público para a reutilização e reciclagem de desperdícios tecnológicos [hardware]. Palavras que ganham vida numa exposição pluridisciplinar que, lançando mão a múltiplas técnicas e linguagens (instalação, impressão, vídeo, pintura e áudio), apresenta vários projetos artísticos imaginados e criados pelos estudantes a partir dos denominados Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE’s).

O resultado de tudo isto é então “um exercício curioso que é compreendido durante a visita à exposição” onde é dado a conhecer ao público em geral “uma panóplia de soluções formais e conceptuais para a utilização destes materiais atípicos à produção artística considerada mais clássica”, apresenta o coletivo de autores, composto por Ana Paço e Sabina Couto, Ana Sousa Santos, Angelina Silva, António Brites, Carolina Santos, Catarina Castro, Catarina Real, Elena Vidal Deice, Elsa Gomes, Flávia Costa, Joana Patrão, João Renato Baptista, João Sarmento, José Andrade, Luís Santos, Margarida Ramos, Maria do Carmo, Maria Nanim, Marta Hipólito, Mónica Araújo, Paulo Graça, Rita Senra, Rute Costa e Tiago Madaleno.

Após a inauguração, agendada para as 18h00 desta sexta-feira, 19 de setembro, a exposição “Pausa” pode ser visitada até dia 12 de outubro.

A entrada é livre.

Mais informações aqui.