Sessão de Receção aos Novos Estudantes da U.Porto 2015/2016

Projeto foi criado para apoiar as dificuldades dos novos estudantes ao entrar no Ensino Superior.

Planificação e Organização de Estudo, Como Trabalhar em Grupo, Gestão da Ansiedade e Técnicas de Comunicação são apenas alguns dos workshops que os estudantes de primeiro ano que participam no projeto “Ensino Superior – Sucesso Académico” já tiveram oportunidade de participar nos primeiros meses deste ano letivo.

Criado pela Universidade do Porto para apoiar os estudantes que acabam de entrar no Ensino Superior a superar as naturais dificuldades ao entrar num novo ciclo de estudos, o “Ensino Superior – Sucesso Académico” é financiado pela Secretaria de Estado do Ensino Superior e conta com a participação das universidades da Beira Interior, Coimbra, ISCTE, Lisboa, Madeira, Minho, Nova de Lisboa e Trás-os-Montes e Alto Douro e dos institutos politécnicos de Coimbra, Lisboa e Porto.

Este projeto tem por objetivo criar um sistema de apoio aos novos estudantes que facilitem a sua integração, autonomia e aprendizagem, de forma a minimizar as potenciais dificuldades que poderão encontrar na entrada de um novo ciclo de ensino e potenciar o seu sucesso académico.

De facto, entre os estudantes da Universidade do Porto que se inscreveram nesta primeira edição do projeto “Ensino Superior – Sucesso Académico”, as questões de aprendizagem, de integração social e cultural, de motivação e financeiras foram apontadas como as principais dificuldades antecipadas à entrada da Universidade do Porto.

Para apoiar os novos estudantes a lidar com estas dificuldades, um conjunto de workshops temáticos estão a ser realizados nos E-learning Cafés da Universidade do Porto que abordam algumas das questões identificadas, desde à gestão de planos de estudo até às leis relacionadas com o arrendamento de habitação ou às regras de alimentação e nutrição cuidada.

Estes são apenas algumas das ações que serão desenvolvidas ao longo de todo o ano letivo em todas as instituições envolvidas no projeto “Ensino Superior – Sucesso Académico”.  Iniciativas realizadas em contexto informal destinadas aos estudantes de primeiro ano e desenhadas para promover o desenvolvimento de competências pessoais e académicas, mas também desportivas e sociais, entre os novos estudantes do Ensino Superior.

A participação por parte dos estudantes neste projeto é voluntária e gratuita. Os interessados só necessitam de preencher o formulário de adesão disponível em www.inovacaopedagogica.up.pt para participar nestas atividades.

Todas as potenciais dúvidas ou questões sobre o projeto podem ser esclarecidas através do email [email protected].