Sessão foi o ponto alto da Semana de Acolhimento e Integração dos Novos Estudantes na U.Porto 2013/2014.

No passado dia 12 de setembro, o Pavilhão Rosa Mota vestiu “de gala” para receber a Sessão de Receção aos Novos Estudantes da U.Porto 2013/2014. Pelo segundo ano consecutivo, a mais emblemática sala de eventos do Porto voltou a trajar com as cores da Universidade para dar as boas-vindas aos mais de 4 mil estudantes que chegam este ano letivo à instituição.

Ao longo da manhã [ver fotogaleria], foram muitos os “caloiros” que passaram pelo Rosa Mota para assinalar a sua entrada oficial na U.Porto. Logo à chegada ao pavilhão foram distribuídos kits com informações sobre o funcionamento da instituição e dos diferentes serviços ao dispor da comunidade académica. A cada estudante foi também oferecido um livro editado pela Universidade.

Ponto de encontro entre os novos estudantes mas também das famílias daqueles que iniciam agora o seu percurso na U.Porto, a sessão propriamente dita abriu com a Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto. Seguiu-se a intervenção inaugural de José Marques dos Santos, Reitor da U.Porto, para quem a reunião de todos os estudantes da instituição num só espaço “prova a importância que a Universidade, como um todo, atribui à receção aos seus novos estudantes”.

Num discurso em que interpelou os estudantes a encararem o ingresso na U.Porto ” como uma grande responsabilidade, refletida num desempenho académico que engrandeça a instituição”, Marques dos Santos lembrou que “cabe a cada im traçar o seu futuro de acordo com as suas capacidades”. Em “troca”, a U.Porto “continuará a proporcionar um ensino de qualidade, níveis de excelência na investigação científica, oportunidades de mobilidade internacional, sinergias com o tecido empresarial e social e apoios ao empreendedorismo”, destacou o reitor.

Pelo “palco” do Rosa Mota passaram ainda Pedro Castro Henriques (fundador da Strongstep), na qualidade de Antigo Estudantes da U.Porto, representantes dos novos estudantes (Sofia Brandão) e dos estudantes estrangeiros (Natalia Rybka) e Ruben Alves, presidente da Federação Académica do Porto. A última intervenção coube a Guilhermina Rego, vereadora com o Pelouro do Conhecimento e Coesão Social da Câmara Municipal do Porto, para quem “estudar no Porto é um privilégio, quer pela inegável qualidade do ensino da Universidade, quer pelo fantástico clima e envolvimento que a cidade proporciona”

No final da sessão, várias tunas da U.Porto juntaram-se para cantar os “Amores de Estudante”, canção-hino dos estudantes da academia.

A Semana de Acolhimento e Integração dos Novos Estudantes na U.Porto 2013/2014 prolonga-se até 20 de setembro, com um programa de atividades transversais a todas as faculdades e ações pensadas para os estudantes de cada escola da Universidade.

NOTA: AO LONGO DOS PRÓXIMOS DIAS, CONHEÇAM AQUI OS “NOVOS ESTUDANTES DA U.PORTO 2013/2014″ COM MELHOR MÉDIA DE ENTRADA NAS 14 FACULDADES DA UNIVERSIDADE, NA 1.ª FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. PODEM TAMBÉM CLICAR NA TAG (ETIQUETA) “NOVOS ESTUDANTES”.