Sessão de Receção aos Novos Estudantes da U.Porto 2015/2016

A entrega do Kit de Estudante da U.Porto será um dos pontos altos da sessão. (Foto: Egidio Santos/U.porto)

Conhecidos que estão os resultados das candidaturas ao ensino superior 2017/2018, é hora de comemorar a chegada daqueles que estão agora a iniciar o seu percurso académico. Na Universidade do Porto, as celebrações voltam a a passar pela Praça Gomes Teixeira (junto à Reitoria), palco escolhido para acolher a Sessão de Receção aos Novos Estudantes da U.Porto, marcada para quinta-feira, dia 14 de setembro.

“Olá Futuro”. Será esse o mote da festa que, a partir das 14h00, vai dar as boas-vindas aos mais de 5 mil estudantes que chegam este ano à Invicta, para ocupar o seu lugar nas 14 faculdades da Universidade do Porto. Entre eles destacam-se os mais de 4000 “caloiros” que preencheram a totalidade das vagas disponibilizadas pela U.Porto no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Convidados estão também os estudantes de perto de uma centena de nacionalidades que garantiram o seu lugar através do Concurso Especial de Estudantes Internacionais, ou que estão no Porto para cumprir um período de mobilidade internacional.

Tendo como palco central a “casa mãe” da U.Porto, a sessão vai contar com as intervenções do Reitor, Sebastião Feyo de Azevedo, do Presidente da Câmara Municipal, Rui Moreira, e da Presidente da Federação Académica do Porto. Pelo meio haverá momentos musicais, atividades desportivas, entre outras surpresas que prometem ajudar os estudantes a recordar para sempre a sua “primeira vez” na Universidade.

Mas se a Reitoria será o centro da festa, este vai ser apenas o ponto de partida para uma celebração que se estenderá a mais de 20 espaços emblemáticos do Porto. A seguir aos discursos, e já depois de levantarem o seu Kit de Estudante – que inclui toda a informação sobre a Universidade e os seus serviços, juntamente com a capa, a t-shirt e o saco da U.Porto  – junto das bancas das respetivas faculdades (mediante apresentação do voucher recebido no momento da matrícula ou, no caso de ainda não terem efetuado a matrícula, no balcão do Serviço de Formação e Organização Académica (FOA) que estará instalado no local), os estudantes serão convidados a “aventurar-se” à descoberta da cidade que os irá acolher durante os próximos anos.

300_receção7

No dia do evento, a Torre dos Clérigos estará aberta a todos os “caloiros” da U.Porto. (Foto: Egídio Santos/U.Porto

Num esforço alargado de acolhimento e integração, a U.Porto volta assim a associar-se a várias instituições da cidade para que, durante (até) quatro dias (14 a 17 e setembro), os novos estudantes possam conhecer gratuitamentemediante apresentação da pulseira que constará do Kit de Estudantealguns dos ex-libris da Invicta. No roteiro proposto pela Universidade incluem-se visitas guiadas ao Centro Português de Fotografia, à Casa da Música, à Igreja e à Torre dos Clérigos, ou ao Museu Nacional de Imprensa. De portas abertas aos estudantes vão estar também espaços emblemáticos como a Sé Catedral, o Museu e Jardins de Serralves, o Estádio do Dragão, o Museu Nacional Soares dos Reis, o Museu do Vinho do Porto, ou a recém-inaugurada Galeria da Biodiversidade (Jardim Botânico).

A sessão de dia 14 pretende assim ser um momento de confraternização entre todos os estudantes estão a iniciar o seu percurso na U.Porto. Em paralelo, também as faculdades prepararam programas especiais de receção e acolhimento aos seus novos estudantes, como é o caso das faculdades de Belas ArtesCiências, Ciências da Nutrição e da Alimentação, Desporto, Economia, EngenhariaMedicina ou de Psicologia e Ciências da Educação.

Recorde-se que a U.Porto voltou a distinguir-se no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior tendo preenchido logo na primeira fase 100% das 4185 vagas disponibilizadas para os seus 53 cursos de 1.º Ciclo / licenciatura e mestrado integrado, e registado a maior taxa de procura (7.454 candidatos em primeira opção para uma oferta de apenas 4.185 vagas) entre as universidades portuguesas. Adicionalmente, a U.Porto domina a lista dos cursos com as médias mais altas de entrada: regista a mais elevada classificação média ponderada do último colocado (15,91 valores de média de entrada no universo de todos os seus 52 cursos) e possui quatro cursos no top 6 das médias de entrada no ensino superior e sete dos 15 cursos com a maior nota de entrada do país.