erasmus1

Cerca de 1200 estudantes internacionais vão passar pelas faculdades da U.Porto durante o 1º semestre do ano.

Estudantes de vários lugares do mundo, com diferentes culturas, línguas e caras. No passado dia 25 de setembro, foram eles os protagonistas da sessão de boas-vindas aos cerca de 1200 estudantes de 91 países que chegam à Universidade do Porto no 1º semestre do ano letivo 2014/2015, ao abrigo de programas internacionais de mobilidade.

Em pleno Salão Nobre da Reitoria da U.Porto, os estudantes receberam as boas vindas da vice-reitora Fátima Marinho, da equipa de cooperação internacional da Reitoria e de representantes do ESN – Erasmus Student Network. “É uma honra receber na U.Porto tantos estudantes internacionais que escolheram a nossa Universidade”, destacou a vice-reitora na abertura da cerimónia.

Para Fátima Marinho, o facto de a Universidade estar “bem qualificada internacionalmente” faz com que muitos estudantes [não só europeus como de várias localidades] escolham a U.Porto como parte dos estudos. “Estes estudantes vão ser embaixadores de Portugal, do Porto e da própria universidade, o que é muito importante”, ressaltou a vice-reitora.

Entre os estudantes, era possível perceber a ansiedade natural no início desta “aventura” na U.Porto. “Espero conhecer muita gente e fazer muitos amigos. E também espero aprender sobre o direito português e comparar com o direito mexicano”, comenta a mexicana Ligeia Lara, de 21 anos , que vai passar os próximos meses na Faculdade de Direito (FDUP).

O Brasil volta a ser o país mais representado entre os estudantes de mobilidade acolhidos pela Universidade.

O Brasil, representado por 339 estudantes, foi a nação mais representada na cerimónia. Augusto Leão, de 20 anos, não esconde sua felicidade por fazer intercâmbio na Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP): “Estou bastante feliz do que já conheci da Universidade. Vai ser uma boa experiência estar em contato com alunos de outras nacionalidades”, destaca o estudante de Relações Internacionais.

Participante do programa Erasmus, a alemã Lara Hann, de 21 anos, vai estudar Estudos Germânicos, também na FLUP. E garante que aprender um pouco da língua portuguesa é uma das metas para este semestre. “Espero conhecer muitas pessoas, além de conhecer e aprender sobre a cultura e o povo português”.

Entre tantos estudantes dos cinco continentes que escolheram a Universidade do Porto para fazer um ou dois semestres do curso, o indiano Srikanth Sagar, de 22 anos, afirma que esta é a primeira vez que sai da Índia. “Estou muito feliz em estar aqui e conhecer gente de diferentes lugares. A universidade é muito boa e já mantive contato com os professores antes. Estou muito ansioso por este semestre”, confessa o estudante de Engenharia Civil.

Após a cerimónia de boas vindas, os estudantes tiveram um momento de convívio no pátio interior da Reitoria, que contou com um lanche e a apresentação da Tuna Académica da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (TAFDUP).

Este ano letivo, a U.Porto espera receber perto de 4000 estudantes internacionais sendo que 1178 estudantes, vindos de 91 países, chegaram já neste primeiro semestre através de programas internacionais de mobilidade como o programa Erasmus.