Novo serviço de encurtamento de URL’s da Universidade do Porto está disponível em http://s.up.pt/.

A comunidade académica da Universidade do Porto tem agora disponível um novo serviço digital que permite a criação e gestão de endereços curtos para páginas do domínio up.pt.

Criado pela UPdigital, este novo serviço de encurtamento de URL’s permite reduzir drasticamente o número de carateres dos endereços habitualmente longos associados ao SIGARRA. Assim, com este novo serviço, uma página como a entrada da secção Estudar do site da U.Porto com o URL original http://sigarra.up.pt/up/pt/web_base.gera_pagina?p_pagina=ensino, pode passar a ser acessível através do link curto http://s.up.pt/wco.

O serviço de URLs curtos está disponível para todos os membros da comunidade académica (o acesso requer autenticação federada da U.Porto) em http://s.up.pt/. Para além do encurtamento de URLs de páginas do domínio up.pt, o serviço permite ainda gerar um QR Code para as páginas encurtadas e gerir as estatísticas de acesso ao URL criado.

A UPdigital criou também uma página de ajuda para os membros da U.Porto que necessitem de apoio na utilização desta nova funcionalidade, onde poderão aprender como criar o seu próprio URL curto, gerir as suas páginas encurtadas e consultar as respetivas estatísticas de acesso.

A criação de URLs curtos e de QR Codes são funcionalidades particularmente úteis para a divulgação externa de páginas do sistema SIGARRA, nomeadamente através de redes sociais que limitam o número de carateres disponíveis por mensagem, como é o caso do Twitter.