Cristina Neves viu recompensado o trabalho desenvolvido nas áreas da nanoquímica e nanotecnologia.

Cristina Sofia dos Santos Neves, 30 anos, estudante de doutoramento em Química Sustentável da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) foi distinguida com o prémio Young Scientist Award 2013. A estudante da Universidade do Porto vê assim recompensado o trabalho desenvolvido nas áreas da nanoquímica e nanotecnologia.

“Fluorescent Silica Nanoparticles based on Organic and Inorganic Fluorophores: Preparation and Characterization” é o nome do trabalho premiado de Cristina Neves. Com o objetivo principal de desenvolver materiais que possam ser utilizados como biossensores, este trabalho está inserido na primeira parte deste projeto que faz parte do doutoramento de Cristina Neves.

Este projeto divide-se em duas etapas, na primeira, desenvolvem-se os materiais e na segunda etapa, os materiais são manipulados de forma a darem origem ao biossensor. O trabalho premiado insere-se na primeira etapa do projeto, onde se pretendeu desenvolver nanoparticulas de silica fluorescentes.

O prémio Young Scientist Award tem como objetivo homenagear e incentivar os estudantes de pós-graduação cujos estudos e investigação apresentam um elevado nível de excelência e distinção. A European Materials Research Society (E-MRS), entidade responsável pelo prémio, pretende reconhecer os estudantes de excelência na pesquisa e investigação na área dos materiais. O Young Scientist Award foi atribuído na conferência E-MRS 2013 Spring Meeting em Strasbourg, France.