O livro foi elaborado para auxiliar os professores no ensino experimental das Ciências.

Os professores de física e química do ensino secundário dispõem agora de um livro que os ajudará a implementar com eficácia o trabalho prático em laboratório. Intitula-se Ensino Experimental das Ciências – Um Guia para Professores do Ensino Secundário. Física e Química e foi preparado pelos professores universitários e do ensino secundário Paulo Simeão Carvalho, Adriano Sampaio e Sousa, João Paiva e António José Ferreira.

O livro vai ser apresentado no próximo dia 11 de outubro, às 18 horas, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (anfiteatro de Física), à Rua do Campo Alegre, no Porto. A apresentação será feita por Helena Caldeira, professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e autora do prefácio do livro.

Sendo consensual que a prática laboratorial é essencial no ensino das ciências, têm contudo sido apontadas, pela investigação internacional na área da didática das ciências, falhas no modo como o trabalho prático e experimental é implementado nas escolas. Com este livro, os autores procuram ajudar os professores a valorizar o trabalho prático em laboratório e a realizá-lo de forma eficaz.

É feita uma introdução à natureza e processos da Ciência e uma a reflexão sobre as práticas, dando-se um apoio específico ao professor na atividade laboratorial. É abordada a organização espacial dos laboratórios, o equipamento, a análise e o tratamento de dados e a comunicação de resultados, refletindo-se igualmente sobre tópicos importantes relacionados com o ensino.

A entrada na sessão de apresentação é livre.