Filipa Martins, estudante da FADEUP e ginasta olímpica, foi a primeira atleta portuguesa a qualificar-se para uma final das Olimpíadas 2017.

Até 30 de agosto, 68 estudantes-atletas das universidades portuguesas vão representar o país na 29.ª edição das Universíadas de verão, que este ano decorrem em Taipé. Estes “Jogos Olímpicos” universitários contam com a participação de nove estudantes da Universidade do Porto e os resultados já começam a aparecer.

A ginasta Filipa Martins, estudante da FADEUP e atleta olímpica, foi a primeira atleta portuguesa a obter um lugar de destaque nestas Universíadas, conquistando um lugar na final de Ginástica Artística All-Around, acabando por se classificar no 6.º lugar geral.

Ainda na Ginástica Artística, a comitiva portuguesa conta com um outro atleta da U.Porto (Diogo Romero, estudante da Faculdade de Arquitetura) e com a colaboração de Cristina Gomes, professora da FADEUP e treinadora da equipa nacional presente nas Universíadas.

Os restantes estudantes-atletas da U.Porto presentes em Taipé dividem-se por três outras modalidades: Joana Cortinhas (FEUP) Isabel Costa (FEUP) e Sofia Pinheiro fazem parte da equipa de Basquetebol feminino, Afonso Guerreiro (FEUP), José Neves (FEP) e José Gomes (FEP) estão na equipa de Voleibol masculino e Ana Catarina Monteiro (FEUP) vai participar nas provas de Natação de 50m mariposa, 200m estilos, 100m mariposa e 200m mariposa.

A missão portuguesa integra um total de 68 atletas, que irão competir em 15 modalidades. (Foto: FADU)

Chefiada pela antiga atleta olímpica Susana Feitor e coordenada pelo Comité Olímpico de Portugal, os atletas nacionais presentes em Taipé vão competir num total de 11 modalidades: Atletismo, Badminton, Basquetebol, Esgrima, Ginástica Artística, Golfe, Judo, Natação, Taekwondo, Ténis e Voleibol.

Realizando-se de dois em dois anos, as Universíadas de Verão reúnem cerca de 9.000 estudantes-atletas universitários, provenientes de mais de 170 países, para 12 dias de competição internacional em 15 modalidades desportivas.

Em 2017 assinala-se o 50.º aniversário da primeira conquista de uma medalha por um atleta português neste evento: foi em 1967 que Fernando Almada conquistou a medalha de bronze em Judo para Portugal, durante as Universíadas de Tóquio (Japão). Este ano marca ainda o 30.º aniversário que a primeira medalha de ouro foi atribuída a um atleta nacional, conquistada pelo nadador Alexandre Yokochi em Zagreb, na Croácia.

Pode acompanhar toda a competição no site que a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) dedica ao evento: http://ganharofuturo.fadu.pt/.