António Sousa Pereira vai liderar a Equipa Reitoral que conduzirá os destinos da U.Porto no próximo mandato de quatro anos. (Foto: U.Porto)

O próximo 27 de junho marcará o primeiro dia da nova Equipa Reitoral da Universidade do Porto. Será nessa data que o Reitor, os Vice-Reitores e Pró-Reitores que conduzirão os destinos da instituição até 2022 tomarão oficialmente posse dos seus novos cargos.

António Sousa Pereira será empossado como o 20.º Reitor em 107 anos de história da Universidade do Porto, assumindo a coordenação geral da instituição e da equipa de Vice-Reitores e Pró-Reitores que o acompanhará neste mandato de quatro anos.

António Silva Cardoso, Professor Catedrático da FEUP e Diretor do seu Departamento de Engenharia Civil, será o Vice-Reitor responsável pela área do Património Edificado, um cargo que desempenhou entre 2002 e 2014, sob a coordenação de dois reitores diferentes.

Fátima Vieira, Professora Associada com Agregação da FLUP na área dos Estudos sobre a Utopia, dos Estudos Culturais e dos Estudos de Tradução e Coordenadora do Pólo do Porto do CETAPS – Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies, vai estrear-se como Vice-Reitora com a gestão da pasta da Cultura.

Fernando Silva será o Vice-Reitor para a área das Tecnologias de Informação e de Comunicação. O Professor Catedrático do Departamento de Ciência de Computadores da FCUP é também coordenador do CRACS – Center for Research in Advanced Computing Systems do INESC TEC.

A pasta do Empreendedorismo e Valorização do Conhecimento ficará a cargo do Vice-Reitor Helder Vasconcelos, Professor Catedrático da FEP, Diretor da sua licenciatura em Economia, com trabalho de investigação nas áreas da Organização Industrial e das Políticas da Concorrência.

Maria de Lurdes Correia Fernandes será a Vice-Reitora responsável pela Organização Académica e pelas Relações Internacionais, repetindo assim um cargo que ocupou entre 2006 e 2014. A Professora Catedrática da FLUP, especialista em Estudos e História Cultural da Península Ibérica, é também desde 2013 membro do Pontificio Comitato di Scienze Storiche da Santa Sé.

O investigador Pedro Rodrigues, líder do grupo Iron and Innate Immunity do i3S/IBMC desde 2010, assumirá agora a Vice-Reitoria para a Investigação e Inovação. Professor Associado do ICBAS, é também docente de vários ciclos de estudo nas áreas de Imunologia, Microbiologia e Patologia.

A lista de Pró-Reitores inicia-se com o nome de Joana Carvalho, Professora Associada com Agregação da FADEUP e diretora do mestrado em Atividade Física para a Terceira Idade, que assumirá a pasta do Desporto.

O até agora coordenador científico do Centro de Linguística da Universidade do Porto e Professor Associado da FLUP, João Veloso, será o Pró-Reitor responsável pelas áreas da Inovação Pedagógica e da Promoção da Língua Portuguesa no Mundo.

A lista de Pró-Reitores fica completa (por agora) com o nome de José Castro Lopes, Professor Catedrático e Diretor do Departamento de Biomedicina da FMUP, reconhecido pelo seu trabalho na área da Medicina da Dor, que ficará encarregue das áreas da Ação Social e da Empregabilidade.

Recorde-se que a cerimónia de tomada de posse do próximo Reitor e Equipa Reitoral da Universidade do Porto irá realizar-se às 11h00 do dia 27 de junho, no Salão Nobre da Reitoria. Durante a sessão, o Presidente do Conselho Geral, Artur Santos Silva, dará posse ao novo Reitor. Este, por sua vez, dará depois posse aos Vice-Reitores e Pró-Reitores que farão parte da sua equipa.