cartaz_refugiadosTema marcante da atualidade europeia ao longo dos últimos meses, a crise humanitária não tem passado ao lado de Portugal. Mas qual o papel da sociedade civil nesta crise? Quem são estas pessoas? Como podemos ajuda-las? Estas e outras questões relacionadas com a situação dos refugiados vão estar em debate no próximo dia 16 de dezembro, a partir das 17h00, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Entre o painel de intervenientes estará, por exemplo, Leonor Abreu, da PAR (Plataforma de Apoio aos Refugiados), que irá explicar como está o processo de acolhimento na Europa e em Portugal e de que forma, a comunidade – estudantes, professores e sociedade em geral – podem ajudar a acolher e integrar estas pessoas.

Vão estar também presentes nesta conversa a Irmã Irene Guia, que cooperou com a Jeuits Refugee Service (JRS), e Hassan, estudante da FEUP. É sírio, estuda em Portugal há mais de um ano e vai dar uma visão mais real do dia-a-dia das pessoas sírias e dos países de onde provêm grande parte das pessoas refugiadas.

Com entrada gratuita, mediante inscrição prévia, este encontro é especialmente dirigido à comunidade FEUP, mas aberto ao público em geral.

Mais informações aqui.